O Teste de Confirmação
Por: 828876 • 13/6/2017 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 782 Visualizações
Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE
5º Período Farmácia
Química Farmacêutica
Prof. Luiz Felipe
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Teste de Confirmação
Amanda Rodrigues Santos
Bruna Dias Gualberto
Flávia Caroline Ferreira Silva
Iara Lopes Santos
Marley Soares da Silva
05 de Junho de 2017
Montes Claros / MG
INTRODUÇÃO
Após a purificação da acetanilida é realizado um teste de confirmação para verificar se este foi sintetizado e, principalmente, purificado adequadamente. Na caracterização é utilizada a amostra de acetanilida e o Ácido Clorídrico (HCl). No caso de resultado positivo a acetanilida não irá solubilizar, assim será facilmente visível a olho nu duas fases, sendo que uma é solida, presente no fundo do tubo de ensaio (acetanilida), e outra líquida HCl. Isso significa que a acetanilida obtida foi purificada de modo correto. Já no caso de resultado negativo, a acetanilida em contato com HCl irá se solubilizar, havendo a formação de uma solução de apenas uma fase. Isso quer dizer que, em algum momento, na realização da purificação, ouve algum erro por parte de quem estava realizando o processo, ou até mesmo há possibilidade de ter ocorrido algum tipo de contaminação (GONZÁLEZ, 2014).
Estes resultados são obtidos devido ao fator polaridade, sendo anilina polar e acetanilida apolar. Na anilina o átomo de nitrogênio possui um par de elétrons não-ligantes (não usado nas ligações), que podem se ligar a um H adicional, na forma do íon H+, com isso, ela aceita um íon H+ do ácido HCl, formando um cátion estável que é um sal, o cloreto de fenilamônio, e este se dissolve na solução. O contrário ocorre com a acetanilida, como este é apolar ele não possui um par de elétrons não-ligantes, assim não formando uma ligação com HCl (GONZÁLEZ, 2014).
MATERIAIS E REAGENTES
- Tubo de ensaio;
- Cristais de acetanilida;
- Ácido Clorídrico (HCl);
- Espátula;
- Balança;
- Papel filtro.
PROCEDIMENTO
Após a secagem dos cristais, pesou-se a acetanilida e em um tubo de ensaio adicionaram-se alguns cristais, em seguida pipetou-se 1mL de solução aquosa a 20% (v/v) HCL. Observou-se, então a insolubilidade do produto.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
No teste de confirmação realizado em aula prática nos foi exposto que no caso de resultado negativo a amostra (acetanilida purificada em prática anterior) seria solúvel em contato com a solução aquosa a 20% (v/v) de HCl, já se o resultado der positivo o contrário ocorreria.
...