RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA FARMCÊUTICAS
Por: Chelly Feitosa • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 4.721 Palavras (19 Páginas) • 914 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
APARECIDA MICHELLE VIEIRA FEITOSA
RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA FARMCÊUTICAS I
NOVA IGUAÇU - RIO DE JANEIRO
2021
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
APARECIDA MICHELLE VIEIRA FEITOSA
MATRICULA: 201908416823
CURSO: FARMACIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICAS FARMACÊUTICAS II
Relatório de Estágio Supervisionado I do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Iguaçu, sob a orientação e coordenação da Farmacêutica e Prof. ª Pamella da Silva Sampaio e supervisão da Tenente Camila Valiñas Martorano. Estágio foi realizado no Hospital Central das Aeronáutica – Rio Comprido - RJ, em 2021, para a aprovação do Estágio Supervisionado II.
NOVA IGUAÇU - RIO DE JANEIRO
2020
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO.. ... .... .. ... ...... ... .. .... ... .. .... .. ... .... .. ... .... .... ... .4
2 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..... .. .. ... .. .. .. ..... .. .. .. .... .... .....5
3 - CONCLUSÃO... ... .. .... .. .. ... .... ... ... .. .... ..... .... .. ... .... .. ... .. ... ..6
4 - REFERÊNCIAS.. ....... .. .... .. ... .... .. ... ...... .. ... .... .... .. ... .. ... .. ... 7
4 INTRODUÇÃO
O Estágio supervisionado é um instrumento obrigatório, de acordo com a Lei de Diretrizes e bases (LDB 9394/96), que estabelece a regulamentação para que o aluno vivencie as práticas referentes à sua área de atuação, e permite a articulação entre o ambiente escolar e o ambiente acadêmico, pois através dele foi possível ampliar os conhecimentos sobre o funcionamento da escola assim como os conhecimentos teóricos expressos na orientação realizada na faculdade.
Este relatório é sobre o estágio Supervisionado em Práticas Farmacêuticas realizado na Universidade Estácio de Sá - Campos Nova Iguaçu - RJ - Com a coordenação e supervisão da professora e farmacêutica Pamella da Silva Sampaio. O estágio é da máxima importância, pois é, através do estágio que podemos colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, nos tornando assim profissionais mais capacitados. O estágio supervisionado realizado teve como principal objetivo a integração da rotina do serviços da Farmácia Clínica. Este estágio supervisionado foi fundamental para percepção de todas as responsabilidades que tem um farmacêutico clínico. Deste modo foi útil para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
O farmacêutico, por ser um profissional amplamente acessível nos serviços de atenção à saúde, é freqüentemente demandado pelo paciente. Cabe ao farmacêutico, por meio de escuta ativa, fazer o acolhimento da demanda, a anamnese farmacêutica com os objetivos de coletar informações para identificar a(s) necessidade(s) e o(s) problema(s) de saúde, as situações especiais e precauções e as diferentes possibilidades de conduta), elaborar o plano de cuidado, pactuado com o paciente, assim como proceder à avaliação dos resultados.
Ressalte-se que deve ser feito o registro de todo o atendimento no prontuário do paciente e que durante todo o processo de cuidado podem ser identificadas situações de alerta para o encaminhamento do paciente a outro profissional ou serviço de saúde (CFF,2015).
4.1 Alguns dos assuntos discutidos em sala foram:
- As atividades desenvolvidas pelo farmacêutico clínico;
Uma das atividades desenvolvidas pelo farmacêutico clínico é a avaliação das prescrições médicas, a posologia, a interação do medicamento com outros fármacos, com alimento ou com alguma patologia, a via de administração, a indicação terapêutica e os efeitos adversos no intuito de prevenir e resolver os problemas relacionados a medicamentos - PRM’s (MIRANDA et al., 2012).
- Os problemas relacionados ao medicamento (PRM);
Os PRM’s são problemas da farmacoterapia que podem causar interferência nos resultados terapêuticos ou apresentar efeitos indesejados (AIZENSTEIN e TOMASSI, 2011). São classificados como a principal causa de eventos adversos, sendo responsáveis pelo aumento no tempo de internação, morbidade, mortalidade e aumento nos custos hospitalares (RIBEIRO et al., 2015). No entanto, podem ser evitados através das intervenções farmacêuticas (CARDINAL e FERNANDES, 2014).
- Intervenções farmacêuticas;
A intervenção farmacêutica, segundo o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica (OPAS, 2002), “é um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e aos profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento farmacoterapêuticos”. Essas intervenções são realizadas com o objetivo de prevenir os erros para obter o uso correto e seguro dos medicamentos (MIRANDA et al., 2012). Essa prática torna-se fundamental para a terapêutica clínica à medida que ocorre a prevenção dos erros de medicamentos, a promoção do uso correto e racional, a diminuição do custo da terapia e o tempo de internação do paciente (FERRACINI et al., 2011)
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
5.1 Apresentação do estágio - Atividade sobre comunicação em saúde;
Comunicação em saúde diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades no sentido de promoverem a sua saúde. Esta definição é suficientemente ampla para englobar todas as áreas nas quais a comunicação é relevante em saúde. Não se trata somente de promover a saúde, embora esta seja a área estrategicamente mais importante. Carvalho Teixeira, J. A. (1996).
...