RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA
Por: Ana Abreu • 23/4/2022 • Trabalho acadêmico • 9.181 Palavras (37 Páginas) • 847 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
FACULDADE MASTER DE PARAUAPEBAS – FAMAP
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA
SEBASTIANA FERREIRA ABREU
PARAUAPEBAS/PA
2022
SEBASTIANA FERREIRA ABREU
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA
Relatório Apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado em Saúde Pública do Curso de Farmácia da Faculdade Master de Parauapebas
Professor Supervisor: Dalília Marques Inácio
Estágiaria: Sebastiana Ferreira Abreu
Período:
PARAUAPEBAS/PA
2022
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa:
Nome: FAMAP https://famap.myopenlms.net/
Bairro: União/ CEP:68515.000
Endereço: Rua H, n°
Cidade: Parauapebas
Telefone: (94) 991209040
Área na empresa onde foi realizado o estágio:
Data de início: 01 de março 2021
Data de término: 01 abril de 2021
Duração em horas: 96 horas
Nome do profissional responsável pelo estágio: Dalília Marques Inácio
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVOS 6
2.1. Objetivo Geral 6
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7
3.1. CONCEITO DE SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA 7
3.2. HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL DE 1808 ATÉ OS DIAS ATUAIS 7
3.3 POLÍTICAS PUBLICAS DE ATENÇÃO A GRUPOS ESPECIAS: ETNORRACIAIS 8
INTRODUÇÃO
De acordo com Esteves et al.; (2018) o Estágio Superfisionado Curricular Obrigatório (ESCO) é uma ferramenta de aproximação entre a faculdade e os serviços de saúde, pois pode possibilitar uma variedades de conhecimentos, atitides e habilidades profissionais exercidas pelo estudante. Levando o mesmo a articular entre a teoria e prática dentro de um processo de formação participativo, permeando pela interlocução entre o ensinar e o aprender em ambientes extramuros, com participação ativa de prfissionais da área de Saúde Pública e comunidade.
O estágio foi realizado de forma virtal através das unidades e exercícios acessados no portal SAGAH disponibilizado pela Faculdade Master de Parauapebas, através do preceptor Farmacêutica Dalilia Marques Inácio.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
O objetivo principal do estágio é a aplicação de conhecimentos na área de Farmácia em setores da Saúde Pública visando obter conhecimentos mais específicos dentro de cada setor público. Nesse sentido, se faz de grande importância o profissional farmacêutico na contribuição com a equipe pois permite promover melhoria e bem-estar a saúde dos pacientes.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
CONCEITO DE SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA
A saúde pública está relacionada à saúde das pessoas e das comunidades.
A saúde coletiva trata de questões mais amplas. Apesar de muito semelhantes e muitas vezes confundidas, saúde pública e saúde coletiva não são a mesma coisa: têm origens, projetos e compromissos diferentes.
Saúde pública se refere às intervenções e aos serviços prestados para combater doenças ou outras situações que ponham a saúde da população em risco. O Estado é o principal responsável por materializar a saúde pública, ou seja, promover políticas visando o desenvolvimento do bem-estar e a saúde da população
A saúde coletiva no Brasil é formada a partir do movimento sanitarista latino- -americano e da corrente da reforma sanitária no país, que ocorreram entre 1960 e 1970. Nessa época, foram criados programas para expandir o atendimento médico às zonas rurais e periféricas urbanas; também foram criados, nos cursos de medicina, departamentos de medicina preventiva.
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL DE 1808 ATÉ OS DIAS ATUAIS
O início da prática de políticas públicas de saúde no Brasil se deu com a vinda da família Real em 1808, fugindo de Napoleão Bonaparte. Esse evento trouxe melhorias, pois era preciso que a corte encontrasse aqui toda a assistência necessária em saúde. Mas essa assistência se concentrou nas cidades nas quais a nobreza se instalou. Surgiram as primeiras escolas de Cirurgia.
O século XX foi um intenso período de industrialização, instabilidade política e governos autoritários; os períodos democráticos tiveram curta duração. A reforma sanitária foi impulsionada pela sociedade civil. O dinâmico e complexo Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído pela Constituição de 1988, com base no princípio de que a saúde é um direito do cidadão e dever do Estado.
Oswaldo Cruz e Emílio Ribas tomaram medidas como a vacinação obrigatória, além do controle das pragas e dos criadouros de mosquitos. No Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz conseguiu sanear a cidade e controlar as epidemias, passando a ser reconhecido como importante figura da saúde pública brasileira, responsável pela criação do Departamento Nacional de Saúde, que veio a se tornar o Ministério da Saúde.
...