Viação Aérea Rio Grandense SA
Tese: Viação Aérea Rio Grandense SA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josiisaa • 5/11/2014 • Tese • 930 Palavras (4 Páginas) • 688 Visualizações
Nós do curso de RH da Faculdade Anhanguera entrevistamos o senhor Marcelo Bottin que estava à frente da empresa Varig linhas aéreas, ele que era um dos diretores da empresa, presenciou a revira
volta de uma das maiores linhas aéreas.
EMPRESA
A empresa que era controlada pela fundação Ruben Berta, primeira companhia aérea do Brasil, fundada em 07 de maio de 1927 em Porto Alegre (Rio Gra
nde do Sul). A Varig era uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, seu tempo no mercado de trabalho foi de 1927 á 2006, em 20/08/2010 a justiça do Rio de Janeiro decretou sua falência.
VARIG – Viação Aérea Rio Grandense S.A.
A época de ouro (1967 – 1985)
Missão:
Aproximar pessoas com segurança e inteligência.
Visão:
Ser a melhor companhia aérea para viajar e trabalhar.
Valores:
• Segurança
• Inteligência
• Servir.
ENTREVISTA
- Bom dia Sr. Eduardo nos somos alunas da Faculdade de RH da Anhanguera e estamos aqui para fazer uma breve entrevista .
Eduardo: Bom dia é um prazer.
- Bom Sr. Eduardo a empresa era muito conceituada, como era a relação com os funcionários durante a crise?
Eduardo: A crise era grande e estávamos em divida com alguns funcionários e chegamos até a um ponto de ter que parcelar os pagamentos.
- E como os funcionários reagiam a isso?
Eduardo: Era complicado, pois a maioria tinha família e muitos entraram com processo contra a empresa, levando a mais complicações.
A Varig teve quatro acidentes “famosos” em qual deles tiveram mais vitimas?
Eduardo: Foi o acidente que ocorreu em 11 de junho de 1973, próximo a Paris, eles fizeram um pouso forçado devido ao incidente que ouve no toalete fazendo pegar fogo, e assim causando a morte de 123 pessoas, incluindo tripulantes e passageiros.
- E falando em complicações a empresa vinha tendo vários processos de familiares das vitimas de acidentes, como foi o andamentos deles... Foram pagos as indenizações?
Eduardo: Os acidentes que houve antes da crise os familiares foram indenizados, já os que aconteceram na época da crise seguem em segredo de justiça.
- Por que a Varig pediu credito de 200 mil aos fornecedores?
Eduardo: Para investir na empresa, assim se preparando para a baixa estação (meses mais fracos para turismo). Também teríamos uma suspensão dessas taxas no momento e pagaríamos mais a frente, tudo isso dentro de uma linha de credito.
- Sr. Eduardo, quais foram os principais motivos que levaram a falência da Empresa Varig?
Eduardo: A falência, claro, teve vários motivos, como por exemplo: Mudança no paradigma dos serviços de bordo, perda de alguns privilégios nos vôos internacionais, como a Varig era uma das mais conceituadas empresa ela disponibilizava muitos luxos desnecessários, bebidas, revistas, comidas, coisas desnecessárias. O que mais pesava nas contas da Varig era as suas dividas com instituições financeiras, governo, empresas estatais e previdência Complementar.
PLANEJAMENTO
Diagnóstico da área administrativa – financeira;
Crescimento e Rentabilidade do negócio;
Mapeamento da arquitetura sistêmica;
Mapeamento da estrutura organizacional;
Mapeamento e avaliação da qualidade dos instrumentos de gestão: orçamento, projeção de fluxo de caixa e relatórios gerenciais;
Avaliação dos processos financeiros tais como contas a receber, a pagar, tesouraria, etc.;
Avaliação da qualidade das informações e práticas contábeis;
Apuração e análise de indicadores financeiros;
Análise de Equilíbrio financeiro (liquidez, ponto de equilíbrio, retorno do investimento e ciclo financeiro);
Análise do capital de giro;
Avaliação dos resultados dos indicadores apurados;
Modelagem financeira;
Projeção dos demonstrativos financeiros (Balanço, DRE, Fluxo de Caixa), com base em premissas
...