RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: AlanCruz • 30/3/2022 • Relatório de pesquisa • 1.761 Palavras (8 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA
GRUPO SER EDUCACIONAL
BACHARELADO EM FARMÁCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
KARINA SILVA DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Santarém – PA
Abril de 2022
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
9° SEMESTRE
Turma: STM0080109NNA
KARINA SILVA DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Relatório de estágio apresentado ao Centro Universitário da Amazônia, como parte dos requisitos para obtenção da nota em Estágio Supervisionado II.
Professor: Me. Paulo Sérgio Ferreira de Lima
Santarém – PA
Abril de 2022
- IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
- Nome do Estabelecimento: Laboratório controle de qualidade – CENTRO UNIVERSITÁRIO DA AMAZÔNIA
- Endereço: Rua rosa vermelha, nº 335, Bairro: Aeroporto velho
- CEPJ: 05.933.016/0007-66
- Cidade: Santarém– PA
- ÁREA DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
- Área de atuação: Farmácia de manipulação
- Data de início: 19/02/2022
- Data de término: 02/04/2022
- Carga horária semanal: 20 horas
- Carga horária total: 200 horas
- Supervisor de estágio: Lucinaia
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Rotina e atividades
No primeiro dia de atividade, foram realizados a apresentações: da preceptora Nívia Helena e dos vinte acadêmicos participantes do estágio supervisionado II, em seguida realizamos uma revisão sobre as RDCs 67/2007 e 87/2007 que regem a farmácia de Manipulação, sendo que a 67/2007 é mais utilizada por sua complexidade uma vez que ela abrange desde as boas práticas até a dispensação dos produtos manipulados. Também foi explicada sobre o decreto 85.878/81 em que estão estabelecidas as atribuições do profissional Farmacêutico na dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas, tanto para o serviço do público geral ou de forma privada. A rotina vivenciada durante o período de estágio era composta por atividades que envolviam: avaliação de prescrição, manipulação e encapsulamento de medicamentos sólidos, manipulação e envasamento de medicamentos líquidos, manipulação de pastinhas mastigáveis, manipulação de óvulos vaginais, lavagem das vidrarias e dispensação.
A avaliação de prescrição de uma farmácia de manipulação era analisar todos dados da prescrição do paciente, verificar os componentes da formulação (princípios ativos e excipientes). Depois que estivesse todo analisar a prescrição é só seguir os Procedimentos Operacionais Padrão para todas as atividades desenvolvidas na farmácia, inclusivo para a manipulação das formulações. Há POPs específicos para a área de manipulação de semissólidos e líquidos, e POPs para a área de manipulação de sólidos.
A manipulação e encapsulamento de medicamentos sólidos foi possível realizar o processo de encapsulamento de medicamentos manipulados o encapsulamento de medicamentos em cápsulas de gelatina dura são as formas farmacêuticas mais preparadas em farmácias de manipulação, e uma das formas de medicamentos de maior frequência nas administrações orais. Há diferentes tamanhos disponíveis paras as cápsulas duras e de acordo com o volume desejado os invólucros são escolhidos ressaltam que o volume do princípio ativo utilizado depende de sua densidade e compressibilidade. Deve-se realizar pesagem individual dos componentes da fórmula a ser manipulada em balança, que deve estar isolada em local sem correntes de ar e vibrações, para evitar comprometimento de precisão. No método de enchimento com encapsuladeira manual de cápsulas é realizado o nivelamento manual dos pós.
A manipulação e envasamento de medicamentos líquidos é chamado pelos colaboradores de DERMATO com orientação da preceptoria foram produzidos os fármacos dermatológicos, como: cremes, xaropes, loção, xampu, pastas, pomadas, sabonete líquido, protetor solar e outros. As matérias-primas mais utilizadas no laboratório encontram-se em uma bancada que fica próxima a porta de entrada, sendo assim, encontradas as que são utilizadas com mais frequência, como: Ureia, ácido cítrico, vaselina líquida, cera lanette, natrosol, laurel sulfato de sódio, EDTA, metilparabeno, propilenoglicol, BHT, cera polawax, glicerina, propilparabeno, sacarina ambos alopáticos (sintéticos) e outros é também fitoterápicos como exemplo extrato de jaborandi, centella asiática e barbatimão. Por fim, foram seguidos os procedimentos operacionais padrão para cada tipo de formulações líquidas.
As principais bases dermatológicas que foram produzidas juntamente com a preceptora foram: creme lanette, creme base não iônico, gel de natrosol, sabonete líquido, xampu base e xampu simples. Como também são bases, foram produzidos xarope base e xarope dietético. Na produção das formulações são utilizadas essências de vários aromas, por exemplo: hortelã, menta etc.
A manipulação de pastinhas ou de goma mastigáveis, durante o estágio foi manipulado gomas de pastinhas de vitaminas e pastinhas de menta o modo de uso de administrações orais, esses tipos de formulações são para pacientes que tem receios de tomar então por isso manipulado com sabores agradáveis para o paciente.
A manipulação de óvulos vaginais também foi repassada, são uma fórmula farmacêuticas para veicular medicamentos no canal vaginal, como antibióticos, anti-inflamatório, hormônios ou probióticos, tem ação local muito mais rápida e são eficazes nos tratamentos.
A limpeza e lavagem das vidrarias eram umas das atividades, cada equipe usava uma bancada para manipular as formulações que a preceptora passava para a equipe fazer, então era responsabilidades de cada equipe lavar o que era utilizados para manipulação das fórmulas. As normas de biossegurança eram devidamente seguidas, cada aluno tinha responsabilidades de trazer os seus equipamentos de proteção individual (EPIs), a fim de evitar a contaminação do ambiente.
...