RELATÓRIO SOBRE ELIMINAÇÃO DE SOLVENTES POR ROTA EVAPORAÇÃO
Por: arlle • 9/3/2017 • Relatório de pesquisa • 754 Palavras (4 Páginas) • 971 Visualizações
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR
DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA
DOCENTE: GEYSA SANTOS
RELATÓRIO SOBRE ELIMINAÇÃO DE SOLVENTES POR ROTAEVAPORAÇÃO
Arlete Dorado
Camila Rocha
Fernanda Soares
Gabriela Gomes
Sylvia Novais
Valéria Honório
VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
2016
1. INTRODUÇÃO
A camomila trata-se de uma planta anual, com cerca de 20 a 50 cm de altura, caule ereto muito ramificado, desprovido de pelos , folhas verdes, lisas na parte superior, recortadas em segmentos estreitos e pontiagudos; flores organizadas inflorescências (flores sem pedúnculos), brancas, amarelas no centro, sobre receptáculo cônico e oco; flores centrais hermafroditas; frutos do tipo simples, secos, com uma única semente, cilíndricos, arqueados, pequenos e truncados no ápice.
Sua composição química consiste em óleos essenciais contendo camazuleno, bisabolol, colina, flavonóide, cumarina e sais minerais. Industrialmente a camomila é usada para extração da essência que tem largo emprego como aromatizante na composição de sabonetes, perfumes, xampus e loções, bem como para conferir odor e sabor agradáveis a uma grande variedade de alimentos e bebidas.
Sua farmacocinética comprovada através de estudos in vitro demonstrou que o extrato etanólico comercial e o óleo volátil da Matricaria chamomilla inibiram a isoenzima CYP3A4 do citocromo P450. Entretanto os efeitos foram fracos quando comparados com os do cetoconazol, potente inibidor da CYP3A4. O óleo volátil da camomila também inibiu moderadamente a CYP1A2 in vitro. Similarmente, em um estudo utilizando microssomas hepáticos de ratos pré tratados com o chá de camomila a 2%, por 4 semanas (preparado a partir dos capítulos florais secos), foi observado que a atividade da CYP1A2 foi reduzida em 39%, quando comparada com o grupo controle.
A técnica utilizada para a eliminação do solvente (etanol) foi o aparelho conhecido por Evaporador – Rotaevaporador ou Rotavapor – é um equipamento para laboratório imprescindível quando o assunto é remoção de solventes voláteis. Por meio dos processos de evaporação e condensação, ele remove substâncias diferentes, presentes em amostras. A amostra que terá suas substâncias separadas, como é o caso da camomila, é colocada no balão de fundo redondo, que permanece dentro do banho de aquecimento. Neste local o balão sofre rotações promovidas pelo equipamento, que servem para aumentar a superfície de contato da parede da vidraria e por sua vez, do extrato bruto, para otimizar a evaporação.
O material evaporado será direcionado até o condensador, onde haverá uma serpentina contendo liquido refrigerado (geralmente água). Devido a este contato e diferenças na temperatura, a substancia evaporada se transforma em liquido novamente e segue em direção ao frasco receptor. Assim, a amostra permanece no frasco de evaporação, e a substância destilada no frasco receptor do rotoevaporador.
2. OBJETIVO
A partir da realização do experimento, o objetivo foi aprender e compreender como se dá o processo de eliminação de solventes por rotaevaporação, nesse caso, para a obtenção de um extrato espesso da Camomila (Matricaria chamomila).
3. MATERIAIS E MÉTODO
Foram utilizados os seguintes materiais para o experimento:
- 2 erlenmeyeres de 500 mL;
- 2 pipetas de Pasteur;
- 2 placas de Petri média;
- 2 bastões de vidro;
- 2 funis;
- 2 suportes universal;
- 2 argolas;
- 1 balão de fundo redondo;
- Tesoura;
- Papel filtro grande;
- Papel alumínio;
- Caneta marcador;
- Etanol (solvente);
- Triturador (Liquidificador);
- Sistema de rotaevaporação montado;
- Estufa a 55ºC;
- Extrato fluido da droga vegetal (Camomila - Matricaria chamomila)
A metodologia foi desenvolvida da seguinte forma: com o auxílio de funil e papel filtro, realizou-se a filtração do extrato fluido da droga vegetal, em seguida, o material foi transferido para um balão de fundo redondo, sendo posteriormente acoplado no rotaevaporador para o início do processo de eliminação do solvente. Previamente, foi monitorada a temperatura do banho-maria para certificar que estava dentro da faixa desejada, além disso, o sistema de resfriamento e bomba à vácuo também foram testados para garantir que o procedimento fosse realizado de forma eficaz.
...