RELATÓRIO SOBRE PASTA DE LASSAR
Por: naramartins28 • 28/1/2016 • Relatório de pesquisa • 677 Palavras (3 Páginas) • 6.331 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Curso Bacharelado em Farmácia
RELATÓRIO SOBRE PASTA DE LASSAR
Jacyara Santana,Lilia Jade e Sinara Martins
Salvador-Bahia-Brasil
2015
PASTA DE LASSAR
Por
Jacyara Santana,Lilia Jade e Sinara Martins
Relatório referente à aula prática realizada no dia 10 de agosto de 2015 sobre pasta de Lassar, curso de farmácia, disciplina de Farmacotecnica II, orientada pela professora Lidiane Tonon.
Salvador-Bahia-Brasil
2015
- Fundamentação teórica
Farmacotécnica é a parte da ciência farmacêutica que trata da preparação de medicamentos, ou seja, da transformação de drogas (matérias-primas) em medicamentos; estuda o preparo, a purificação, as incompatibilidades físicas e químicas, e a escolha da forma farmacêutica (xarope, solução, suspensão, cápsula, etc) mais adequada à finalidade pretendida. Para obter o produto final da formulação é necessário a junção de componetes que harmonicamente irão resultar no beneficio requerido.
Pasta é uma forma farmacêutica que muito se assemelha a creme porem a sua textura densa a diferencia e caracteriza-a como tal,a pasta de lassar possui em sua composição a vaselina solida que geralmente é utilizada em preparações como agente emoliente sendo veiculo para fármacos;o oxido de zinco é uma substância adstringente com ação anti-séptica, secativa e anti-inflamatória, aumentando o processo de cicatrização na pele. é indicado para o tratamento da queimadura ligeira, assaduras, eczema, impetigo, psoríase, irritação leve da pele e escoriação. Estando presente em medicamentos de uso tópico pomadas como Hipoglós, Hiposan ou Minancora.O amido que geralmente é utilizado como agente diluente ,substancia inerte utilizada para enchimento ou complemento em formulas ,porem aliada de forma correta pode ter outras funções. A pasta de lassar , com a sua fórmula, rica em óxido de zinco e amido de trigo, forma uma barreira que protege a pele dos efeitos das fezes e da urina. Acalma a vermelhidão e comichão, especialmente em situações de eritema da fralda e na prevenção de assaduras. Está indicado em todas as idades: em recém-nascidos, bebés, crianças, adultos e idosos. É uma pasta única, devido à sua fórmula podendo ser aplicada de 2 a 3 vezes por dia a depender da necessidade.
- Objetivo
Realizar a preparação de uma pasta de lasser utilizando materiais e procedimentos previamente estabelecidos.
3. Parte experimental
Materiais:
- Vidro relógio
-Balança Semi-analítica
-Grau e pistilo
- Espatulas tipo confeiteiro
- Vaselina sólida
-Oxido de zinco
- Amido
Experimento
Passo a Passo
1º Preparamos a ordem de produção para a formula .
2º Pesamos 24,9246g de oxido de zinco e reservamos.
3º Pesamos 25,2035g de amido e reservamos.
4º Pesamos 50,1817g de vaselina sólida.
5º No grau colocamos a vaselina sólida e adicionamos a mistura de oxido de zinco e amido gradativamente sempre homogeneizando o meio,ate toda quantidade do pó estar incorporado na vaselina.
...