Reação de alguns íons Objetivo: analisar, comparar e observar
Por: Laiz Preter • 5/4/2016 • Relatório de pesquisa • 727 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
Reação de alguns íons
Objetivo: analisar, comparar e observar
1.
→Pingar cinco gotas de solução de cobre (azul) no tubo de ensaio, colocar água destilada até metade do tubo de ensaio (ficou uma solução clara azul)
→Colocar dentro do tubo uma gota de hidróxido de amônio, sem agitar: ocorreu uma suspensão concentrada ( nuvem azulada (clara)) na parte superior). Agitar: Ficou azul, uma suspensão dispersa
→Apagar a Luz, ligar a lanterna em direção ao tubo de ensaio, a luz passava pela solução isso se chama efeito “tindol”
(quando coloca a luz na suspensão coloidal e percebesse como se acendesse um farol na neblina é o efeito tindol, efeito comprova existência de partículas pequenas coloidais)
→Colocar 20 gotas de hidróxido de amônio, sem agitar: apareceu uma névoa, mas sem agitar começou a sumir. Agitar. Colocar mais dez gotas de hidróxido de amônio. Agitar. Ficou um azul mais escuro, o que foi feito, foi identificação do íon cobre. Se Pegar uma solução incolor e pingar um reagente e ficar azul, quer dizer que é cobre e se não ficar e porque não tem cobre.
2.
→Pingar dez gotas de solução de cobre, pegar a solução de tiocinato de amônio, sem agitar colocar duas gotas desse reagente (pela parede do tubo): Ficou verde, quando agitar ficou turvo, e ficou preto, quando parar de agitar o precipitado preto vai para baixo do tubo, (suspensão verde e precipitado verde)
3.
→Pegar Nitrato de prata, colocar dez gotas dentro do tubo, colocar água destilada até a metade do tubo, Ficou SLTI(solução límpida transparente incolor)
→Pegar HCl, e pingar uma gota sem agitar: fico uma suspensão branca (aparência de nuvem). Agitar: essa suspensão branca ficou dispersa,
→Colocar 70 gotas de hidróxido de amônio, sem agitar: ta ocorrendo uma dispersão. Agitando: ficou SLTI.
(qualidade do produto interfere)
→Com essa solução final, pegar o ácido nítrico e pingar uma gota, sem agitar: ficou turvo novamente. A solução estava SLTI e ficou uma suspensão branca.
4.
→Pingar dez gotas de nitrato de alumínio no tubo de ensaio. Acrescentar dois dedos de água destilada, depois acrescentar duas gotas de Hidróxido de sódio, sem agitar: formou suspensão branca em cima que corresponde a um precipitado branco, depois de agitado ficou SLTI.
→Acrescentar mais dez gotas de Hidróxido de sódio,sem agitar: não acontece nada, agitar: continua SLTI
→*No processo de analise deve-se evitar a agitação prematura pois interfere e ficar atento a quantidade desejada pois também interfere.
5.
→Colocar cinco gotas de nitrato de bismuto e acrescentar dois dedos de água destilada (ainda SLTI).
→Acrescentar duas gotas de hidróxido de sódio, agitar: Suspensão branca á baixo. Depois que parar de agitar ela decanta.
→Acrescentar mais vinte gotas de hidróxido de sódio, sem agitar: a suspensão ficou como se tivesse sendo dissolvida (turvo)
→Agitar
→Acrescentar mais vinte gotas de hidróxido de sódio, uma suspensão (ainda mais clara)
→Colocar mais vinte gotas de hidróxido de sódio (a suspensão ta sumindo)
→Colocar mais vinte gotas de hidróxido de sódio
→*O Bismuto em relação ao alumínio demora para ficar incolor (a primeira suspensão (alumínio) ficou mais para cima e a segunda (bismuto) ficou mais para baixo)
6.
→Agitar o frasco de cloreto de estanho até ficar com aparência de leite.
→Colocar cloreto de estanho no tubo com quarenta gotas de hidróxido de sódio,
...