Analisar e Comparar o Texto: “Tecer conhecimento em rede” com a obra e proposta de Herbart.
Por: Forken Junior • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
PROPOSTA:
Analisar e comparar o texto: “Tecer conhecimento em rede” com a obra e proposta de Herbart.
ANÁLISE:
No texto em questão, a autora narra a busca das ciências em aprimorar o conhecimento, o aprofundamento do saber, e a dialética entre a teoria e a prática. Com o auge no século XIX, o fracionamento das ciências e seu aprofundamento se faz de maneira linear, ordeira e hierarquizada, desse modo o conhecimento é construído de maneira de assemelha-se a uma grafia de uma árvore, e entende-se que quanto mais longe está da raiz, mas se sabe desse conhecimento. Porém, com o advento do pós-modernismo, toda essa forma de pensar está caindo por terra, pois a partir de meados do século XX, algumas tensões e movimentos advêm à humanidade, entre estes, podemos destacar três movimentos:
- Um movimento que se processa no mundo do trabalho – Novos conhecimentos tecnológicos e científicos são buscados, mas, com o enfoque no saber e no conhecimento como algo valioso, algo lucrativo, aprimorado através de relações coletivas e criativas.
- Um movimento que se processa no mundo da informática e da comunicação – A forma do saber e dos conhecimentos são construídas através de redes, não mais lineares, mas agora todas interligadas e conectadas entre si, quebrando paradigmas científicos e questionando se no mundo do trabalho apenas poucos serão selecionados a essa crescente seleção natural.
- Um movimento reflexivo a respeito das contribuições da modernidade – Com o desenvolvimento das extensas redes de contatos e da poderosa comunicação, como fazer bom uso daquilo que tem sido criado pela ciência, como mudar o mundo, como resolver os problemas concretos e históricos da humanidade.
Encerrando o texto fala dos desafios de trazer tudo isto para a escola, como construir o conhecimento em rede, buscar novas tecnologias e metodologias, além de compreender o conhecimento real e como trazer currículos que assimilem essas novas tecnologias e conhecimentos para encarar os problemas concretos da atualidade.
COMPARAÇÃO:
O texto mostra que a forma de ver o mundo e encarar o mundo segundo Herbart está obsoleta, não dá mais para enxergar as ciências e o mundo de forma isolada e abstrata. A autora mostra que não é possível usar apenas a metodologia tradicional para trazer os conhecimentos aos alunos “giz e cuspe”, além de não se esquecer que a linearidade e ordem hierárquica das disciplinas devem ser substituídas pela da interdisciplinaridade e a visão que não só as ciências, mas, o mundo todo está interligado e conectado, e como aplicar todo esse saber no mundo real, para resolver os novos problemas contemporâneos.
...