Relatorio evidencias e reações quimicas
Por: alineaquino • 16/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.980 Palavras (8 Páginas) • 1.491 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE FARMÁCIA
CAMPUS SANTO AMARO
Evidências de Reações Químicas
Relatório N°: 01
SÃO PAULO
2014
ALINE DE SOUZA MELO ° 01
ANA CLARA OLIVEIRA N° 02
MARIANA MENDES DOS SANTOS N° 17
TATIANE CEDRO
Evidências de Reações Químicas
Relatório N°: 01
Relatório da disciplina Química Geral e Inorgânica do 1° semestre do curso de Farmácia/FMU ministrada pelo professor Hernani Aranha.
SÃO PAULO
2014
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que todos os dias, ao nosso redor ocorrem reações químicas, seja no ambiente em que vivemos, no nosso cotidiano, como por exemplo o acendimento de um palito de fósforo, um grampo de cabelo deixado na pia do banheiro ocasionando ferrugem, e o mais importante, a todo momento ocorre reações químicas em nosso próprio organismo.
Muitas vezes não podemos reconhecer o acontecimento de uma reação química ,pois algumas acontecem sem que possamos enxerga-las, ou até mesmo não paramos para observar e pensar algumas reações que são visíveis ao nossos olhos, como por exemplo o papel queimando, um sal de fruta efervescendo em água, a luz produzida por um vagalume, entre outras reações que sempre estão presentes em nosso dia a dia.
Basicamente, as reações químicas, são a combinação de substâncias químicas, que passam por transformações, gerando novas substâncias químicas.
Podemos chamar as substâncias químicas iniciais de reagentes e as novas substâncias produzidas pelas substâncias iniciais de produtos, assim temos:
REAGENTE -----------------------------------> PRODUTO
(Substâncias (Formando) (Novas substâncias) Inicias )
No decorres deste relatório, veremos algumas reações químicas, e seus devidos resultados.
2 OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo, mostrar alguns experimentos de reações químicas e seus resultados.
3 MATERIAIS
1º Experimento:
Materiais: Capsula de porcelana e bico de Bunsen.
2º Experimento:
Materiais: Fita de magnésio, palha de aço, pinça de madeira e bico de Bunsen.
3º Experimento:
Materiais: Espátula plástica, Dicromato de Amônio, tripé, tela de amiantro, erlem mayer e bico de Bunsen.
4º Experimento:
Materiais: Tubo de ensaio, proveta, Cloreto de Sódio (NaCl), Nitrato de Prata (AgNO3).
5º Experimento:
Materiais: Espátula, tubo de ensaio, Sulfato de Cobre (Cu2SO4), pinça de madeira , bico de Bunsen.
6º Experimento:
Materiais: Palha de aço, Lâmina de cobre e Nitrato de Prata (AgNO3)
7º Experimento:
Materiais: Tubo de ensaio, água destilada, fita de magnésio, palha de aço e Fenolftaleína.
8º Experimento:
Materiais: Tubo de ensaio, Carbonato de Cálcio (CaCO3) e Ácido Clorídrico (HCl)
9ª Experimento:
Materiais: Tubo de ensaio, Cloreto de Sódio, Fenolftaleína, Hidróxido de Sódio e Ácido Clorídrico.
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1º Experimento:
Ascendemos o bico de Bunsen impedindo a entrada do ar pela válvula, obtendo assim uma chama amarela (fuliginosa), passamos a capsula de porcelana sobre esta chama algumas vezes. Fizemos este mesmo procedimento mas permitindo a passagem de ar pela válvula obtendo uma chama azulada.
2º Experimento
Limpou-se as duas faces da fita de magnésio com a palha de aço, com a pinça de madeira prendemos uma extremidade da fita de magnésio levando-a diretamente há chama azulada do bico de Bunsen.
3º Experimento
Em um erlem mayer foi adicionado uma espatulada de dicromato de amônio, em seguida ascendemos o bico de bunsen deixando a chama na coloração mais azulada possível. Colocamos o erlem mayer em cima da tela de amiantro fazendo assim o aquecimento desta substancia.
4º Experimento
Em uma proveta limpa e seca adicionou-se 2 ml de cloreto de sódio (NaCl), transferimos as 2 ml para um tubo de ensaio e adicionamos 10 gotas de Nitrato de Prata (AgNO3).
5º Experimento
Em um tubo de ensaio limpo e seco adicionou-se uma espatulada de Sulfato de Cobre (Cu2SO4), em seguida com a pinça de madeira levamos o tubo de ensaio ao bico de Bunsen com a sua chama azulada.
6º Experimento
Com a palha de aço fazemos a limpeza das duas faces da lâmina de cobre, em uma das faces adicionamos duas gotas de Nitrato de Prata (AgNO3).
7º Experimento
Em um tubo de ensaio limpo e seco adicionou-se equivalente a 5ml de água destilada. Limpamos as duas faces da fita de magnésio e há levamos ao tubo de ensaio.
8º Experimento
Em um tubo de ensaio limpo e seco adicionou-se uma espatulada de Carbonato de Cálcio (CaCO3) e dez gotas de Ácido Clorídrico (HCl).
9º Experimento
Em um tubo de ensaio limpo e seco adicionou-se aproximadamente 5 ml de Cloreto de Sódio e 3 gotas de fenolftaleína. Neste mesmo tubo de ensaio foi adicionado duas gotas de Hidróxido de Sódio observamos . E adicionamos 5 gotas de Ácido Clorídrico.
...