Relatorio Laboratorial De Quimica - Eng Civil
Dissertações: Relatorio Laboratorial De Quimica - Eng Civil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bog01 • 1/12/2014 • 704 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
1 Revisão Bibliográfica
Bico de Bunsen
O bico de Bunsen é um item muito importante e muito presente nos laboratórios de química, o uso dele é necessário em quase todas as experiências que usam calor, nesse trabalho apresenta algumas técnicas de manuseio e de aquecimento deste aparelho.
Filtração
Uma maneira de separar líquidos de sólidos em escala experimental é pela filtração. A filtração consiste na separação de um sistema sólido-líquidos, fazendo passar a fase líquida (filtrado) através de um meio que retém a fase sólida.
A filtração é uma operação que, pratica-se com dois objetivos distintos: para isolar e aproveitar os sólidos em suspensão em um líquido ou para obterem filtrados límpidos e altamente clarificados.
O processo é realizado em um funil comum, geralmente de vidro, no qual é colocada uma folha de papel de filtro corretamente dobrada. Quando se quer aproveitar o sólido retido usa-se papel filtro liso e quando o objetivo é obter um líquido limpo utiliza-se um papel filtro com pregas.
2 Objetivos:
- Aprender as principais técnicas para o manuseio de um bico de Bunsen.
- Técnicas de aquecimento com vidrarias no bico de Bunsen;
- Observação da filtração e separação de substâncias.
4 Materiais e métodos:
4.1 Materiais
Béquer
Pisseta
Bastão de vidro
Pinça de madeira
Bico de Bunsen
Tripé
Tela de amianto
Funil de vidro
Erlenmeyer
Suporte universal
Tubo de ensaio
Proveta
Cloreto de bário
Carbonato de sódio
4.2 Métodos
Procedimento 1: Uso Bico de Bunsen
O bico de Bunsen possui em sua base um regulador de entrada de ar (janela) para controlar o tipo de chama.
Procedimento 2: Aquecimento de líquidos em béquer
Colocamos cerca de 50mL de água destilada em um béquer, depois colocamos o béquer em cima da tela de amianto (que estava sobre o tripé) para aquecer uniformemente na chama forte do bico de Bunsen (janelas abertas). Depois retiramos béquer do contato com o Bico de Bunsen com o auxílio da pinça de madeira.
Procedimento 3: Aquecimento de líquidos em tubos de ensaio EBULIÇÃO
Colocamos água destilada em um tubo de ensaio, depois com a pinça de madeira seguramos o tubo de ensaio próximo a “boca”, e colocamos para aquecer no bico de Bunsen, com o tubo de ensaio voltado para a parede, com uma inclinação de cerca de 45° e com movimentos circulares em torno da chama até a ebulição da água.
Procedimento 4: Filtração
Colocamos cerca de 50mL de água destilada, 2mL de cloreto de bário e 2mL de carbonato de sódio em um béquer e com o auxílio do bastão de vidro misturamos até formar uma substância de aparência leitosa. Após isso, preparamos o funil de vidro que no seu interior colocamos o papel filtro umidificado com água destilada, de forma que cobrisse todo seu interior; o mesmo ficou suspenso no suporte universal, onde foi filtrada a mistura anteriormente
...