Relatório Biotecnologia Rascunho
Por: Jeiely Freitas • 3/12/2018 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Biotecnologia
Introdução
As enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Sendo que catalisador é uma substância que acelera a velocidade de ocorrência de certa reação química.
As reações químicas que ocorrem nos seres vivos dependem da atividade catalítica das enzimas. A molécula da enzima reconhece um substrato especifico, formando com ele um complexo molecular. O encaixe no sitio ativo da molécula facilita a transformação do substrato nos produtos.
A primeira característica das enzimas é a especificidade, a segunda é que, em função biológica, as enzimas são biodegradáveis e agem em condições brandas de temperatura e ph.
A ação dessa enzima é extremamente rápida. Uma molécula de catalase é capaz de degradar até 42000 moléculas de peróxido de hidrogênio por segundo, dependendo da concentração do peróxido. A concentração da catalase é alta em mamíferos especificamente no fígado, podendo ser detectada em humanos na sexta semana de desenvolvimento embrionário normal. No fígado a catalase esta confinada aos peroxissomos e, secundariamente nas mitocôndrias. Sendo ela produzida no reticulo endoplasmático rugoso e acumulada dentro da célula em organelas denominadas Peroxissomos
Objetivo
Observar a ação da enzima catalase produzida no fígado para a degradação da água oxigenada, e também observar alguns fatores que influenciam em sua atividade enzimática.
Materiais
- 3 tubos de ensaio
-panela
- limão
- fígado animal
-Água oxigenada 10 volumes
Fundamentação teórica
Quando colocamos a água oxigenada no fígado cru observamos uma reação química acontecer. Observamos uma espuma que se forma devido à produção de gás oxigênio. Esse gás é produzido como produto da decomposição da água oxigenada H2O2 em H2O e O2. Essa quebra é importante para o corpo, pois a água oxigenada é uma substância tóxica para nossos tecidos e o produto formado é água e oxigênio, que não faz mal algum para nosso corpo.
Quando adicionamos sumo de limão mudamos o pH do fígado e ao adicionarmos o peróxido de hidrogênio a reação caracterizada pela espuma não acontece pois a catalase, assim como todas as outras enzimas, tem um espectro de ação, ou seja, funcionam melhor em um determinado pH. O fígado tem pH em torno de 7, Por isso quando adicionamos o limão não acontece a reação de decomposição da água oxigenada. Quando adicionamos a água oxigenada no fígado cozido também não observamos a reação acontecer. Nesse caso a elevação da temperatura no momento do cozimento acarretou modificações na estrutura da enzima, provocando a desnaturação da proteína, inviabilizando assim sua ação.
Metodologia
Foi cortado o fígado em pedaços bem pequenos e finos, para aumentar a superfície de contato. Também foi cortado o limão e tirado as sementes e colocado o sumo do limão junto com pedaços do fígado e deixado em repouso. Em uma panela foi colocado outros pedaços de figado água p ferver e contado 10 minutos. Em um tubo foi colocado o fígado acidificado com limão, em outro o figado cozido e em outro o fígado in natura. Foi colocado Peróxido de hidrogênio (água oxigenada) nos 3 tubos e observou-se que no fígado acidificado não ocorreu nada, no cozido também não ocorreu nada e no fígado cru ( in natura) foi percebido a formação de bolhas. A enzima catalase presente ainda no fígado cru, na outras duas a enzima foi disnaturada pelo calor e acidez, quando adicionado água oxigenda ele libera água com oxigênio.
...