Relatório de Estágio Drogaria
Por: JacquelaineMota • 7/12/2020 • Relatório de pesquisa • 936 Palavras (4 Páginas) • 525 Visualizações
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CURSO DE FARMÁCIA
Prof Daniel Lins de Sales
Relatório Final de Estágio Curricular
Elaborado por:
Jacquelaine Joana Mota
2017170259
Rio de Janeiro
2019
Jacquelaine Joana Mota
2017170259
Relatório Final de Estágio Curricular
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Estágio Curricular do curso de Farmácia da Universidade Castelo Branco.
JUNHO/2019
INTRODUÇÃO
O estágio curricular busca que os estagiários possuam mais clareza nas funções pertinentes à drogaria, como na participação da administração de compras, vendas, estoque de medicamentos, analisar o público alvo, região demográfica e a procura de medicamentos, objetivando um vasto portfólio e também em busca da satisfação em dispensar o medicamento necessitado e correto ao paciente/cliente[a].
Atuação na Atenção Farmacêutica e no uso racional de medicamento, em se tratar de uma área carente, onde muitas pessoas se automedicam.
O Estágio teve duração de 80 horas, onde foi dada a realização no balcão da farmácia, em atendimentos[b].
A farmácia é situada na Rua Francisco Batista, 109, abaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, com a rede franqueada do Ofertão, possui dois balconistas, incluindo o gerente, uma caixa e o próprio dono, que é o farmacêutico. A rede franqueada oferece algumas vantagens em relação a marketing, preço e divulgação, onde esta oferece os serviços através de um custo pré-estabelecido.[c]
DESENVOLVIMENTO[d]
Como estagiária [e]por um período de dois meses, pude desenvolver diversas atividades, tais como:
1- Atendimento no balcão:
No atendimento aos clientes/pacientes no balcão nós estagiários enfrentamos[f] diversos obstáculos como, letra ilegível dos médicos, pronúncia equivocada do cliente, dar a explicação correta sobre determinados medicamentos, explicar a diferença entre medicamentos de referência, similar e genérico, manter a calma do paciente em relatos de pressão alta ou quaisquer sintomas de descontrole, realizando a anamnese, para tentar averiguar o suposto problema e encaminhá-la para o local adequado.
Para tentar sanar esses problemas, só o estudo e a experiência são a resposta. Quanto mais tempo se passa, já sabemos “entender” o devido medicamento prescrito na receita ou procurado pelo cliente. Já temos em mente o princípio ativo dos medicamentos mais procurados, facilitando o acesso e a venda, e em relação a anamnese, esta se torna hábito para todos os clientes.
A atenção farmacêutica está no ápice de um serviço de drogaria, devido a precariedade desse setor nos ambulatórios, logo os estagiários também aprendem como passar as posologias corretas e dando as informações necessárias de como e com o que o medicamento deve ser ingerido.
Englobado também a este item, temos a aferição de pressão, temperatura corpórea e níveis de glicemia capilar.
No caso de medicamentos com controle especial e de retenção de receita, acionamos o farmacêutico para o preenchimento adequado e posterior baixa da receita pelo portal SNGPC.
Auxílio nas informações sobre perfumaria e cosméticos, em relação a preços, marcas e produtos.
Organização de prateleiras e gôndolas, assim como a limpeza dessas áreas, criando maior visibilidade para o cliente e a rapidez para encontrar a devida mercadoria ou medicamento, auxiliando na venda.
2- Gestão:
Essa é uma fase crucial para o bom funcionamento de qualquer empresa, principalmente de uma farmácia. Como estagiários, avaliamos a entrega das mercadorias, auxiliamos no controle de notas fiscais, verificando o recebimento correto, efetuamos a entrada das notas fiscais no sistema da farmácia, para controle de vendas, validade, estoque, entrada/saída de mercadoria, lote, preço de custo e preço de venda.
Nesse caso, o próprio sistema da farmácia, já emite em forma de gráfico o quanto o medicamento é vendido por um determinado período de tempo, logo o farmacêutico tem uma ferramenta importante em mãos, informando a quantidade de itens vendidos, para que possa repor, sem precisar estocar, devido o tamanho da farmácia.
...