Relatório de Xarope de Própolis com Guaco
Por: GISASA • 11/11/2023 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
Relatório de Xarope de Própolis com Guaco
Aluna: Gisely Santos de Sousa
Matrícula: 01412486
Fortaleza, 11 de novembro de 2023
INTRODUÇÃO
A cumarina é a principal substância ativa do guaco, além disso ela também é classificada como o marcador químicos de Mikania glomerata para controle de qualidade das formulações à base do guaco. O marcador cumarinaé formado após lactonização do seu composto precursor, o ácido o-cumárico, por ação enzimática e na presença d e calor, processos que ocorrem na danificação dos tecidos vegetais durante processamento das folhas de guaco para obtenção de extrato (Santos, 2005).
O guaco (Mikania glomerat) faz parte da lista simplificada de registro de fitoterápicos da ANVISA, sendo recomendado o uso de suas folhas nas formas de extrato fluido e tintura, padronizados em cumarina, indicados como expectorante e broncodilatador (Brasil, 2004; Farmacopéia Brasileira, 2005).
OBJETIVO
O processo de preparação do guaco guaco foi considerado por nós alunos, simples foi usado:
Açúcar 60%
Nipagin 2%
Nipazol 2%
Tintura guaco 30%
Passando esses valores pela regra de tres ficou os seguintes valores:
X: 60g
Y: 2g
K:2g
Tintura de guaco: 30ml
Primeiramente fizemos a pesagem do açúcar, utilizando o bequer, a balança analitica, em seguida foi a vez do nipagin, nipazol e tintura de guaco, após isso misturamos esses componentes agitamos com o bastão de vidro em um béquer passamos para a proveta e adicionamos a tintura de guaco.
METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado no laboratório com intuito de se obter um xarope de guaco com aspectos visíveis o mais parecido com o natural.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por fim não tivemos um resultado bem esperado de acordo com o aspecto visível, pois formou se alguns grumos quando juntamos o nipazol, o nipagim e o açúcar, achamos que foi por conta que um dos componentes se encontrava fora da validade.
...