Relatório de estagio supervisionado em cuidados farmacêuticos comunitário
Por: Nikole3009 • 20/5/2024 • Trabalho acadêmico • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 107 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CUIDADOS FARMACEUTICOS COMUNITÁRIO.
Salvador Bahia
2023
Nadine Rodrigues Machado Guedes Barbosa
202203238639
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CUIDADOS FARMACEUTICOS COMUNITÁRIO.
Apresentação do Relatório de Estágio
Supervisionado
para avaliação e obtenção da nota na
disciplina de Estágio Supervisionada em cuidados
farmacêuticos comunitário.
Professor Ferdinando
Salvador Bahia
2023
Sumario
Capa 1
Contracapa 2
Introdução 4
Descrição da organização 4
Atividades desenvolvidas 5
Conclusão 8
Referencias 9
Neste relatório irei demonstrar a experiência referente ao estágio realizado na
farmácia Nossa Senhora do Rosário , na cidade de Muritiba- ba.
No estágio pude aplicar e melhorar meus conhecimentos teóricos sobre a
administração de medicamentos.
Administração de medicamentos:
A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior
responsabilidade do farmacêutico. Para sua execução é necessária a aplicação de vários princípios científicos que fundamentam a ação do farmacêutico, de forma a prover a segurança necessária (ARCURI, 1991).
Planejamento:
O planejamento das ações na administração de medicamentos engloba desde os
conhecimentos das ciências básicas e das técnicas pelas diferentes vias de
administração, a orientação e supervisão do pessoal técnico, a interpretação terapêutica, o preparo do paciente, a observação dos efeitos e possíveis reações das drogas até o acondicionamento, guarda e conservação ideais das drogas e soluções.
Localização:
A farmácia Nossa Senhora do Rosário, está localizada na rua Ramiro Costa nº 17
Centro, Muritiba- BA , fazendo parte da equipe 1 farmacêutico e 4 funcionários
cada um com suas devidas funções.
A drogaria possui Autorização de Funcionamento de Empresa expedida
pela ANVISA; Alvará Sanitário expedido pelo órgão Municipal de Vigilância Sanitária, Certidão de regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia, Manual de Boas Práticas Farmacêuticas.
Ambiente:
A drogaria possui ambientes para atividade administrativa, recebimento e
armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, sala de injetáveis e
também um lugar para o depósito de material de limpeza e sanitários.
São adquiridos produtos somente regularizados junto a ANVISA, no
recebimento é verificado o bom estado de conservação, prazo de validade, origem do produto. Com pisos, paredes e tetos, lisos, impermeáveis, facilmente laváveis, boas condições de ventilação e iluminação, possui equipamento de controle a incêndio, sanitização, incluindo desratização e desinsetização a cada seis meses, por uma empresa licenciada. Possui armário com chave, está sob a guarda da farmacêutica, para o armazenamento de medicamentos controlados, todos os ambientes estão em boas condições de higiene.
À disposição dos pacientes está uma balança eletrónica, um banco com altura adequada para pessoas com mobilidade reduzida, que possui gavetas onde são armazenados, por exemplo, os sacos, e ainda um expositor com folhetos e revistas de informação diversa. Em prateleiras nas paredes está acessível aos pacientes um leque variado de produtos cosméticos, de higiene, suplementos alimentares, produtos de obstetrícia e puericultura, dispositivos médicos, entre outros.
Dispensação:
Na dispensação, a farmacêutica avalia as receitas normais, as controladas e as
notificações de receita, observando alguns itens como: a legibilidade e ausência de
rasuras, identificação do medicamento, concentração, forma farmacêutica e quantidade, modo de usar ou posologia, duração do tratamento, local e data de emissão, assinatura e identificação do prescritor com o seu respectivo conselho profissional.
Os balcões de atendimento encontram-se todos devidamente equipados, iluminados, ventilados, como recomendam as boas práticas de farmácia. Cada balcão dispõe do seu computador e impressora com acesso a internet, caixas, leitor ótico de códigos de barras, dados de faturação e registo de venda. Por detrás dos balcões encontram-se os medicamentos não sujeitos a receita médica, pois estes nunca devem estar o alcance do paciente, a zona de bucodentários, medicamentos veterinários, fitoterápicos, suplementação, suplementos alimentares e parte da dermocosmética.
Gestão:
Cada vez mais nos dias de hoje a exigência aos farmacêuticos é que assumam muitas vezes o papel de gestores, uma vez que o desenvolvimento de qualquer atividade depende de bons gestores. Por isso, há a necessidade de adquirir os conhecimentos e ferramentas que garantam uma boa gestão em farmácia comercial, com o objetivo de assegurar a rentabilidade, sem descurar a responsabilidade inerente ao papel de profissional de saúde.
Em farmácia comercial, uma boa gestão de estoque é um fator muito importante, não só do ponto de vista de viabilidade econômica e financeira, como também na garantia de uma resposta satisfatória às necessidades dos pacientes. A gestão de estoque permite a garantia de medicamentos e outros produtos em quantidade concordante com a sua procura, de forma a evitar situações de produtos sem vendas.
Encomendas/Conferencia/Estoque:
Para a recepção e conferência de encomendas e armazenamento existe uma área de acesso exclusivo aos funcionários da farmácia Nossa Senhora do Rosário, equipada com um computador, leitor de código de barras, impressora normal, impressora de etiquetas de preço, telefone e . Esta área é utilizada também para a realização de encomendas.
Na encomenda solicitação de medicamentos cada farmácia tem a sua estratégia pois esta está condicionada por fatores como: a negociação de estratégias comerciais, a localização da farmácia, o público-alvo, os objetivos de venda e até a época do ano. Usando como base média de vendas mensal de cada produto, estoque existente na farmácia, saídas correspondentes ao mês, estratégias comerciais, dentre outras.
...