Relatório de estágio em farmacia hospitalar
Por: Kathleen Pardauil • 3/7/2018 • Relatório de pesquisa • 1.610 Palavras (7 Páginas) • 859 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE
KATHLEEN SARA PARDAUIL SILVA ALVES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR
Hospital Pequeno Príncipe
CURITIBA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .............................................................................................3
- Objetivos do Estágio ........................................................................3
2. A EMPRESA ...................................... ........................................................4
2.1 Identificação e caracterização do local de estágio ..........................4
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ................................................................5
4. ANÁLISE CRITICA DO ESTABELECIMENTO FRENTE ÀS BOAS PRÁTICAS........................................................................................................8
5. AUTO-ANÁLISE...........................................................................................9
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................11
ANEXOS...........................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
A farmácia hospitalar é atualmente uma unidade do hospital que tem, dentre outros objetivos (1), garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos e (2) responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados. (SIMONETTI et al., 2009)
A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. A execução de suas atividades é ligada aos resultados para o paciente e não apenas aos correlacionados aos produtos e serviços. Sendo igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre a eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, como também apoio clínico integrado, funcional e hierarquicamente, em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção Central e estão em constante e estreita relação com sua administração.
A principal razão de ser da Farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. O farmacêutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta.
- OBJETIVOS DO ESTÁGIO
Teve como objetivo mostrar a importância do farmacêutico dentro da respectiva farmácia, fazendo a conferencia das medicações e prescrições, pedido dos medicamentos, auxiliando na farmácia clinica com o correto uso e dosagem dos medicamentos de acordo com a idade e peso do paciente; esclarecendo duvidas e auxiliando os auxiliares de farmácia, equipe de enfermagem a respeito dos medicamentos, sejam eles de uso interno ou externo e acompanhar os processos de solicitação, impressão de prescrições, explicando sobre o uso correto da medicação e forma farmacêutica.
- A EMPRESA
- IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa:
Nome: Hospital Pequeno Príncipe
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070
CEP: 80250-060
Cidade/Estado: Curitiba - PR
Telefone: (41) 3212-5700
url: http://pequenoprincipe.org.br/hospital/
Área na empresa onde foi realizado o estágio: Farmácia dose unitária, acompanhando as farmacêuticas responsáveis.
Data de início: 29-08-2017
Data de término: 13-10-2017
Carga Horária Semanal: 30 horas
Carga Horária Total: 160 horas
Supervisor de Estágio: Solange Gomes da Silva Ferreira. CRF-PR 25778
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Acompanhamento e triagem das prescrições.
- Preparação das bandejas dos medicamentos
- Auxiliar no fracionamento, diluições e etiquetar os medicamentos
- Entrega de relatórios conferidos
ACOMPANHAMENTO E TRIAGEM DAS PRESCRIÇÕES
Há um sistema no qual as prescrições são feitas e geram uma demanda de etiquetas, os médicos têm um dado período de horas para prescreverem as medicações, gerando para a farmácia várias etiquetas que nos informam: horário da administração, via de administração, dose, volume, código interno do produto, nome completo do paciente, qual posto se encontra internado, e qual o farmacêutico que tirou tais etiquetas. Como são divididos os períodos das prescrições, fora desse horário estabelecido, os médicos conseguem prescrever e a farmácia intitula essas prescrições como horárias ou se caso precisem com emergência, intitula-se de medicação para “agora”.
PREPARAÇÃO DAS BANDEJAS DOS MEDICAMENTOS
A entrega das medicações é uma das atividades que citarei a seguir neste relatório, para adiantar brevemente, os medicamentos que se enquadram no horário estabelecido citado anteriormente, são divididas em 4 entregas durante as 24 horas, e como disse anteriormente as prescrições geram etiquetas, com isso tem-se a produção, e como gera etiqueta o sistema organiza relatório, separando por posto, paciente em ordem alfabética e horário da administração. Assim que as medicações são produzidas, etiquetadas, lacradas, vão passar pela conferência da farmacêutica de plantão que realiza uma rígida e atenciosa conferencia, observando se a dose manipulada está de acordo com item solicitado na etiqueta e se está etiquetado corretamente. Após esta conferencia disponho bandejas com identificação de cada posto e as separo para que haja facilidade na hora da conferencia de relatório.
...