Farmácia Hospitalar
Ensaios: Farmácia Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FranCF • 1/10/2013 • 299 Palavras (2 Páginas) • 788 Visualizações
CURSO DE FORMAÇÃO DE AUXILIARES PARA FARMÁCIA HOSPITALAR
Farmácia Centro Cirúrgico e Farmacovigilância e Tecnovigilância
A farmácia do centro cirúrgico é uma das farmácias satélites de um hospital, um setor crítico que exige agilidade e qualidade. É responsável pela integridade e disponibilização dos materiais médico-hospitalares e medicamentos às equipes envolvidas no atendimento do paciente dentro do centro cirúrgico.
O grande consumo no centro cirúrgico é de materiais médico-hospitalares, há também de medicamentos mas de forma mais amena. Pois é onde ocorrem os procedimentos mais específicos, sendo necessário um estoque elevado destes produtos. Muitos materiais necessitam de cuidados especiais no armazenamento e no controle, como os de alto custo e consignados (OPMES).
A dispensação é feita em kits completos dependendo do perfil e necessidades do paciente, com identificação e dados necessário sobre o paciente. Pode-se ter “kits básicos” para todas as cirurgias, que podem ser deixados montados para facilitar a dispensação em casos de emergência ou “encaixes”.
A farmacovigilância é a ciência relacionada a detecção , avaliação, compreensão e prevenção dos riscos das RAM’s ou qualquer outro problema relacionado com o medicamento.
A tecnovigilância é o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.
Existe um programa de notificação pela ANVISA, que é feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico.
A presença de um corpo estranho ou sujidades, alterações no rótulo, funcionamento incorreto, alterações de coloração, precipitação, etc. São pontos que devem ser observados e notificados, assim pode-se conhecer o comportamento do produto na “vida real” e para que o problema possa ser solucionado.
...