Resumo Princípios Fundamentais do Sistema Nervoso e do Tecido Nervoso
Por: dollpeacher • 19/8/2020 • Resenha • 950 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
Resumo Princípios Fundamentais do Sistema Nervoso e do Tecido Nervoso
Organização do Sistema Nervoso
SNC consiste no encéfalo e medula espinhal. É o centro de integração e comando do sistema nervoso.
SNP é formado principalmente por nervos (feixes axônicos) que emergem do encéfalo e da medula espinhal. Nervos cranianos e espinais
SNP tem duas divisões:
Divisão aferente ou sensorial: fibras nervosas que conduzem impulsos para o SNC através de receptores sensoriais por todo o corpo.
Divisão eferente ou motora: SNP transmite impulsos do SNC para os órgãos efetores: músculos e glândulas.
A divisão motora tem duas partes funcionais:
Sistema nervoso somático: Geralmente é referido como sistema nervoso voluntário, pois nos permite, conscientemente controlar nossos músculos esqueléticos.
Sistema nervoso autônomo (SNA): Em geral não podemos controlar as atividades, como batimentos cardíacos e movimentos digestórios.
O SNA tem duas divisões: Parassimpático e Simpático que atuam um em oposição ao outro.
Divisão simpática: Mobiliza sistemas corporais durante atividade.
Divisão Parassímpatica: Conserva energia e promove funções de manutenção interna corporal durante o repouso.
Histologia do Tecido Nervoso
As células estão densamente agrupadas, com pouca matriz extracelular.
O tecido nervoso é formado por dois tipos principais de celulas. As células de sustentação que protegem os neurônios mais delicados e neuróglia ( células gliais) .
Há 6 tipos de neuróglia. 4 no SNC e 2 no SNP.
No geral essas células formam arcabouços de sustentação para os neurônios . Algumas produzem substância química que direcionam neurônios jovens até suas conexões, outras se enrolam em prolongamentos neurais isolando-os, assim acelerando o potencial de ação.
Células gliais do SNC:
Astrócitos: células mais abundantes e versáteis, facilita o fornecimento de nutrintes às céliulas. Tem função no direcionamento de neurônios jovens, trocas entre capilares de neurônios, formação das sinapses e terminação da permeabilidade capilar, além de controlar o ambiente químico que circunda o neurônio.
Micróglia: Pequenas células ovóides que transforma- se em macrófago. Importante porque as células do sistema imunológico não penetra o SNC.
Células Ependimárias: Pavimentoso a colunar ciliadas. Revestem as cavidades centrais do encéfalo e medula, forma uma barreira permeavel, os cilios ajuda a circular o liquido cerebroespinal que amortece o encéfalo e a medula espinal.
Oligodendrócitos: Forma a cobertura isolante bainha de mielina.
Neuróglia do SNP:
Celulas satélites: Circundam corpos neuronais localizados no sistema nervoso periférico.
Células de Schwann: Circundam e forma a bainha de mielina. São importantes para a regeneração de fibras nervosas periféricas danificadas.
Neurônios
Altamente específicos, extrema longevidade, não possuem divisão mitótica (exceção: epitelio olfatório e regiões hipocampais), alta taxa metabólica, por isso não sobrevive muito tempo sem Oxigênio, celulas grandes.
Corpo celular
Consiste em um núcleo esférico transparente com um corpíscuo nucléolo circundado pelo citoplasma. É o principal centro de biossintese de um neuronio.
A maioria está localizada no SNC onde estão protegidas pela coluna vestebral e ossos do cranio. Conjuntos de corpos de neuronios no SNC são chamados nucleos e os que permanecem no SNP são chamados ganglios.
Prolongamentos
Se estendem do corpo celular de todos os neuronios.
Feixes de prolongamentos neuronais são chamados de tratos no SNC e nervos no SNP
Há dois tipos de prolongamentos neuronais: Dendritos
...