TRABALHO Métodos Espectrospicos
Por: alexdanielgs • 21/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.336 Palavras (10 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA – FAM
CURSO DE BACHARELADO EM FAMARCIA
BIANCA DE SOUSA SILVA
ELTON LIMA DE SOUZA
GICELY CARDOSO SOUSA
JOSIELLE PEREIRA DOS SANTOS
TAMIRES MARGARIDA A. PANTOJA
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS DE ANALISE QUALITATIVA
ABAETETUBA-PA
JUNHO - 2021
BIANCA DE SOUSA SILVA
ELTON LIMA DE SOUZA
GICELY CARDOSO SOUSA
JOSIELLE PEREIRA DOS SANTOS
TAMIRES MARGARIDA A. PANTOJA
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS DE ANALISE QUALITATIVA
Trabalho apresentado ao Curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia, como requisito avaliativo na disciplina de Química Analítica.
Orientador: Prof. Ângelo Kemil.
ABAETETUBA-PA
JUNHO - 2021
INTRODUÇÃO
A espectroscopia é um campo de estudo que tem como objeto a interação da radiação com a matéria (SKOOG et al.). Em termos genéricos a espectroscopia é definitiva como a relação de algum tipo de radiação eletromagnética com a matéria. Destarte, toda manifestação percebíveis aos olhos é um tipo de espectroscopia, do mesmo modo que outros fatos naturais que incluem luz e matéria (OLIVEIRA,2001).
Os métodos espectroscópicos de análise tem como embasamento o número de radiação emitida ou absorvida pelas espécies atômicas ou moléculas de interesse (SKOOG et al.). O que quer dizer que o arranjo molecular dos átomos para compor a forma geométrica da molécula influencia, tanto para a averiguação dos efeitos das transições dos elétrons, como também dos núcleos dos átomos componentes da estrutura molecular (OLIVEIRA, 2001).
Os tipos de interação em espectroscopia envolvem transições entre diferentes níveis energéticos das espécies químicas. Outros tipos de interações, como a reflexão, refração, espalhamento elástico, interferência e difração são frequentemente relacionados com alterações das propriedades globais dos materiais do que com níveis energéticos de moléculas ou átomos específicos (SKOOG et al.).
Em análises fotométricas, é utilizado uma fonte de energia que incide radiação na faixa do UV- vísivel do espectro, ou seja num comprimento de onda entre 400 nm e 700 nm (MENDHAM, 2002, apud OLIVEIRA, 2016). Os fotômetros são instrumentos de análise constituídos basicamente de uma fonte de energia radiante, luz, um monocromador ou seletor de comprimento de onda incidente sobre a amostra, em alguns casos, filtros de interferência são usados para isolar um comprimento de onda específico, um compartimento onde é colocado a amostra e um dispositivo para medir a atenuação da radiação incidente (HOLLER; SKOOG; CROUCH, 2009 apud OLIVEIRA, 2016).
Através do espectro é possível ter a informação sobre a identidade da amostra, uma vez que cada composto difere de outro em função da composição química, ou seja, de diferentes átomos que o formam, além da geometria molecular. Deste modo pode - se analisar qualitativamente e quantitativamente a presença de um deter minado composto químico, seja ele qual for ou o lugar onde se encontra (OLIVEIRA,2001).
A espectro fotometria visa determinar a concentração de uma substância, em condições bem definidas, pela medida da absorção de luz, tomando como referência a absorção da substância numa concentração conhecida. A principal vantagem desse método é de proporcionar um meio simples para determinar pequenas quantidades de substâncias (SAGIO et al., 2007 apud SI LVA; SANTOS; BATISTUTI 2013).
Deste modo a espectroscopia possibilitou a descoberta de inúmeros elementos químicos, entre eles muitos dos elementos que correspondiam ás lacunas presentes na tabela periódica publicada por Dmitri Mendeleiev em 1869. Além dos lantanídeos que possuem uma separação extremamente difícil, foram identificados pela espectroscopia (FILGUEIRAS,1996).
O método por espectrofotometria na região do ultravioleta é muito utilizado em ensaios de quantificação de fármacos. Na área de alimentos, métodos espectrofotométricos validados foram apresentados para a análise do teor de betacaroteno na cenoura; carotenoides totais em cereais e na margarina; teor de nitritos e nitratos em produtos cárneos e para a quantificação de amido em produtos cárneos (SILVA; SANTOS; BASTITUTI, 2013).
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS DE ANALISE QUALITATIVA
Métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida e interpretação da quantidade de radiação produzida ou absorvida pelas moléculas, íons ou espécies atômicas de interesse. Os métodos espectroscópicos são classificados de acordo com a região do espectro eletromagnético usada: raios y, raios X, ultravioleta (UV), visível (Vis), infravermelha (IV), microondas e radiofrequência (RF).
Calcula-se os resultados de uma análise quantitativa típica, a partir de duas medidas. Uma delas é a massa ou o volume de uma amostra que está sendo analisada. A outra é a medida de alguma grandeza que é proporcional à quantidade do analito presente na amostra, como massa, volume, intensidade de luz ou carga elétrica. Geralmente essa segunda medida completa a análise, e classificamos os métodos analíticos de acordo com a natureza dessa medida final. Os métodos gravimétricos determinam a massa do analito ou de algum composto quimicamente a ele relacionado. Em um método volumétrico, mede-se o volume da solução contendo reagente em quantidade suficiente para reagir com todo analito presente.
Os métodos eletroanalíticos envolvem a medida de alguma propriedade elétrica, como o potencial, corrente, resistência e quantidade de carga elétrica. Os métodos espectroscópicos baseiam-se na medida da interação entre a radiação eletromagnética e os átomos ou as moléculas do analito, ou ainda a produção de radiação pelo analito.
Finalmente, um grupo de métodos variados inclui a medida de grandezas, como razão massa-carga de moléculas por espectrometria de massas, velocidade de decaimento radiativo, calor de reação, condutividade térmica de amostras, atividade óptica e índice de refração
...