Trabalho de Bioquímica Clínica
Por: gbisantos • 18/6/2023 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Universidade de Uberaba - Curso de Farmácia
Componente Curricular: Bioquímica Clínica I - Turma 21
Trabalho N2 – Assunto: IAM, Perfil lipídico e Função renal
Acadêmicas: Gabriela Marina de Souza Santos – RA 5154020
Julie Stéfany Silva e Sousa– RA
Questão 01. Qual o diagnóstico presuntivo deste quadro clínico? Justifique sua resposta baseando-se no quadro clínico e nos resultados dos exames realizados
A partir da avaliação dos sintomas dos quais o paciente se queixa (cansaço, desânimo e a dor no peito) juntamente com os resultados dos seus testes bioquímicos (com destaque para os valores aumentados de CK-MB, Troponina I e Mioglobina) somados ao uso de citrato de sildenafila, pode-se presumir que o paciente está sofrendo de Infarto Agudo do Miocárdio.
Questão 02. Calcule as frações do colesterol e discuta o resultado do perfil lipídico e do Índice de Castelli, correlacionando-o com o presente diagnóstico.
[pic 1]
Conforme os cálculos apresentados, os níveis elevados de LDL sugerem risco para aterosclerose. E sabe-se que o infarto pode ser causado por uma obstrução ateromatosa.
Igualmente, o índice de Castelli é usado para mensurar risco aumentado para eventos cardiovasculares importantes, como o IAM. E conforme o score obtido, percebe-se que o paciente é de alto risco.
Questão 03. Pesquise e discuta os resultados dos exames laboratoriais utilizados para avaliar a função cardíaca do paciente.
A creatina-quinase MB é uma proteína própria das células cardíacas, sendo liberadas após a lesão celular. É um marcador sensível para lesão cardíaca aumentando seus níveis de 4 a 6 horas após um ataque cardíaco.
Mioglobina é uma das primeiras proteínas liberadas após a lesão cardíaca, sendo utilizada para diagnóstico precoce de Infarto Agudo do Miocárdio, apesar de não ser específica par IM. Elevado no período de 2 a 6 horas após o início dos sintomas.
Troponina subunidade I é uma proteína que participa da regulação da contração muscular cardíaca. É um marcador tardio, mas altamente específico para lesão do miocárdio. Detectado dentro de 3 a 5 horas após o início dos sintomas de IAM e permanece elevado por 5 a 10 dias.
Em conjunto, esses três marcadores confirmam o diagnóstico de Infarto do Miocárdio.
Questão 04. Pesquise e discuta os resultados dos exames laboratoriais utilizados para avaliar a função renal do paciente. Calcule o Clearence de Creatinina (Dados: Volume urinário de 24 horas: 840 mL; Área de superfície corporal: 1,75 kg/m2)
Os principais produtos de excreção de nitrogênio são: ureia, creatinina e ácido úrico.
Mas ao analisar o resultado dos testes do paciente, percebemos que os níveis séricos de todos esses metabólitos se encontram elevados, sugerindo que os rins não estão excretando-os.
[pic 2]
Questão 05. Quais fatores especificamente desencadearam esse evento clínico?
O evento clínico do paciente foi desencadeado por diversos fatores aliados, como:
- A obesidade, que causa sobrecarga do coração;
- Hiperlipemia mista, com aumento de triglicerídeos e LDL e diminuição de HDL;
- Hiperglicemia, com provável diagnóstico de diabetes;
- Tabagismo;
- Etilismo;
- Uso de medicamentos que ocasionam o aumento da pressão arterial (citrato de sildenafila);
- Dieta inadequada;
- Sedentarismo
...