Trabalho de atenção farmacêutica
Por: Valeria Cabral Correa • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Antiinflamatórios Não Esteroidais Derivados do
Ácido Propiônico
Cetoprofeno, Ibuprofeno, Naproxeno
Curso: Farmácia 2ª Fase
Acadêmicas: Lúcia Gisele Machado Vieira
Valéria Cabral Corrêa
São José, 02 de setembro de 2015
ANTI - INFLAMATÓRIOS NÃO – ESTERÓIDES DERIVADOS DE ÁCIDO PROPIÔNICO
Introdução
Este trabalho tem por finalidade pesquisar os tipos de anti-inflamatórios não esteroides derivados do Ácido Propiônico, seu grupo farmacêutico, mecanismo de ação e exemplos de medicamentos relacionados a esta classe.
1 Anti-inflamatórios
De maneira geral os anti-inflamatórios são largamente utilizados na medicina. Podem classificar-se em três grupos principais:
- Fármacos que inibem a enzima ciclo-oxigenase – os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e os coxibes;
- Fármacos antirreumáticos – os antirreumáticos modificadores da doença (ARMDs), incluindo alguns imunossupressores;
- Os novos fármacos anticitocinas e outros agentes biológicos.
2 MECANISMO DE AÇÃO:
Vane e colaboradores estabeleceram em 1971 que as principais ações dos AINEs eram efetuadas através da inibição da oxidação do ácido araquidônico pelas COXs de ácidos graxos.
Além da inibição da CX, outras ações podem contribuir para os efeitos anti-inflamatórios de alguns AINEs. Os radicais reativos de oxigênio produzidos por neutrófilos e macrófagos estão implicados na lesão tecidual em algumas afecções e alguns AINEs, têm efeito removedor(scavenging) de radicais de oxigênio, bem como atividade inibitória da COX, e assim podem diminuir a lesão tecidual. A aspirina também inibe a expressão de fatr de transcrição NFkB, que tem papel chave na transcrição dos genes de mediadores inflamatórios.
2.1 Efeito Analgésico (Dor)
Os AINEs são eficazes contra dor leve ou moderada, especialmente aquela originada de inflamação ou lesão tecidual. Foram identificados dois sítios de ação.
Em primeiro lugar, na periferia, os AINEs reduzem a produção de prostaglandinas que sensibilizam os nociceptores para mediadores da inflamação, como bradicinina, e são, portanto, eficazes em artrite, bursite, dores de origem muscular e vascular, odontalgia, dismenorréia, a dor do pós- parto e a dor metástases ósseas. Todas as afecções estão associadas a aumento da síntese local de prostaglandinas como resultado de indução da COX-2. Isoladamente ou em combinações como opioides, diminuem a dor do pós-operatório e, em alguns casos, podem reduzir a necessidade de opioides em até um terço. Sua capacidade de aliviar a cefaleia pode estar relacionada a redução do efeito vasodilatador das prostaglandinas sobre a vasculatura cerebral.
3 ANTI – INFLAMATÓRIOS DO GRUPO DOS ÁCIDOS PROPIÔNICOS
- Ibuprofeno
- Naproxeno
- Naproxeno sódico
- Benoxaprofeno
- Fenoprofeno
- Cetoprofeno
- Ibuprofeno e Naproxeno: Efeito anti-inflamatório para alivio sintomático na artrite reumatoide, gota e distúrbios de partes moles.
- Cetoprofeno: Efeito anti – inflamatório, dores reumáticas e Traumatismos e dores em geral. Desta forma, pode ser utilizado nos seguintes casos: dor, dor de dente, dor de cabeça (cefaléia), enxaqueca, dor abdominal e pélvica, dor reumática, nevralgia, febre, sintomas de gripe e resfriado, inflamação da garganta, lombalgia, mialgia (dor muscular), torcicolo, dor articular, dor na perna, contusão, entorses, tendinites, cotovelo de tenista, lumbago, artralgia, dor póstraumática, dor ciática, bursite, distensões, flebite superficial, quadros dolorosos da coluna vertebral, lesões leves oriundas da prática esportiva, dor varicosa, inflamação varicosa, hematomas.
4 REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA
- RANG & DALE: farmacologia/H.P.Rang...[et al.]; [tradução de Tatiana Ferreira Robaine…et al]. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Pag. 319-321.
- http://u.saude.gov.br/images/pdf/2014/agosto/28/Cetoprofeno--atualizada-em-17-10-2013-.pdf acesso em 30 de agosto 2015.
- http://www.ufjf.br/farmacologia/files/2012/11/Far-Integrada-II-AINES-nov-2012.pdf acesso em 30 de agosto de 2015.
- acesso em 30 de agosto de 2015.
...