Trabalho de ciências sociais
Por: Emilie • 9/4/2016 • Relatório de pesquisa • 6.174 Palavras (25 Páginas) • 743 Visualizações
[pic 1]
Farmácia - Turma: 04/FMP18
Ciências Sociais
Professora: Mônica Soares
Aluna:
Elaine Cristina de Lacerda– RA: C02058-3
Ribeirão Preto – SP
2015
1. No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.
Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.
A) A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.
B) A forte convicção de que a industrialização era uma atividade que traria benefícios econômicos e sociais para o país.
C) Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper a resistência do governo central.
D) Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper o cerco imposto pelos países de capitalismo avançado.
E) Acreditavam que a burguesia industrial deveria investir no setor agrícola pois seria impossível competir com a qualidade dos produtos importados.
2. A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a este contexto.
A) A cultura do café provocou a decadência do trabalho escravo e a introdução do trabalho livre.
B) A cultura do café contribuiu para dinamizar outras atividades econômicas como: a criação das primeiras ferrovias e o sistema bancário.
C) A cultura do café contribuiu para o processo de urbanização, pois era nas áreas urbanas que se realizava a comercialização do café e o financiamento da produção.
D) A necessidade de garantir mão-de-obra para a lavoura do café foi responsável pela imigração de 1.400.000 trabalhadores europeus.
E) A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.
3. O padrão clássico de desenvolvimento do capitalismo ocorreu na Europa, a partir do século XVI, com o desenvolvimento das atividades comerciais,acumulo crescente de capital e ascensão da burguesia como classe social. No Brasil, o desenvolvimento do capitalismo ocorreu a partir do século XIX, e teve características específicas que o diferenciam do padrão clássico. Assinale a alternativa que indique as características e aspectos da constituição do capitalismo no Brasil.
- Formação de uma indústria de bens de consumo em São Paulo , no início do século XX, que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportação do café e da existência da mão de obra assalariada decorrente, principalmente, dos imigrantes europeus.
- Existência de capitais gerados pelas exportações acumulados ao longo dos ciclos econômicos da cana-de-açúcar e ouro. Este acumulo de capitais propiciou a formação da burguesia nacional e o desenvolvimento das atividades industriais.
- O desenvolvimento do capitalismo industrial no Brasil ocorreu em virtude do grande investimento estrangeiro ao longo do século XIX.
- Influência do desenvolvimento da agricultura brasileira, que sempre possuiu características de inovação e modernização capitalista.
- Formação de capital advindo da época da mineração do século XVIII, quando uma sofisticada tecnologia foi introduzida, favorecendo a criação de um parque industrial brasileiro.
4. O grau de dependência que a economia brasileira têm em relação às potências estrangeiras deve ser analisado a partir da compreensão do modelo de desenvolvimento industrial que o país adotou que privilegiou:
- Indústria de bens de consumo e ausência de pesquisa tecnológica nos pais.
- Desenvolvimento baseado na produção agrícola
- Desenvolvimento industrial baseado nas empresas de capital aberto
- Desenvolvimento industrial baseado no lucro da especulação financeira
- Desenvolvimento industrial baseado nas empresas estatais
5. (ENADE 2004 - adaptado ) Analise as afirmativas que se seguem, referentes às particularidades históricas da sociedade brasileira.
I - O desenvolvimento do capitalismo no Brasil se processou sem transformações que erradicassem relações econômico-sociais pré-capitalistas.
II - No período de 1930 a 1980, a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou, registrando notável mobilidade social.
III - Uma das principais características da sociedade brasileira, de 1930 a 1980, foi um expressivo crescimento econômico, acompanhado da redução da desigualdade social.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- I e II
- II e III
- I e III.
- III
- II
6. O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:
- A modificação do quadro de desigualdade social e econômica no mundo, pois fez com que os países pobres, como os africanos, asiáticos e latinos, pudessem participar do comércio mundial.
- Fortalecimento do mercado interno dos países, enfraquecendo o comércio internacional.
- Fortalecimento econômico dos países ocidentais que conduziu ao fim da hegemonia dos EUA.
- Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.
- Possibilitou a instalação de multinacionais em vários países do mundo, possibilitando, a curto prazo, o crescimento do PIB mundial.
7. ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
...