Trabalho Sobre Politicas Sociais
Dissertações: Trabalho Sobre Politicas Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sofa • 3/3/2014 • 2.663 Palavras (11 Páginas) • 649 Visualizações
DISCIPLINA: POLÍTICAS SOCIAIS
Prof.ª: INMACULADA FIGOLS
ATPS ETAPAS 1,3 e 4.
Adriana Paiva Nascimento RA: 5653169864
Bernadete Sena Sousa RA: 1299886870
Edna da Silva de Almeida RA: 5816156610
Lucimar Rodrigues da Silva RA: 5233978142
Milton Ubirajara Colturato RA: 5667147011
Nely Conceição dos Santos RA: 5660119553
Rita kallyany de Aquino RA: 5632120881
NOVEMBRO DE 2013
Etapa 1
Passo 3
1) Quadro Comparativo: Publico x Privado.
Políticas Públicas Políticas Públicas Políticas Privada Políticas Privadas
Definições Exemplos Definições Exemplos
É o conjunto de decisões e ações de um governo para solucionar problemas que em um dado momento os cidadãos e o próprio governo de uma comunidade política consideram prioritários ou de interesse público. Saúde
Educação
Habitação
Urbanismo
Previdência Social
Assistência Social
Segurança Publica
Saneamento
Meio Ambiente
Cultura
Alimentação e Nutrição
É a união de uma parceria privada que assume um compromisso junto à administração pública ou à comunidade em disponibilizar certa utilidade mensurável mediante um contrato de operação e manutenção de uma obra ou serviço por ele previamente projetada, financiada e construída.
Visando à qualidade e o atendimento aos interesses únicos e específicos do que está sendo elaborado e desenvolvido. Colégios
Hospitais
Transporte Coletivo
Empresas (Petrobras,
Wolkswagen, etc)
Teatros
Eletropaulo
Auto-estradas
2) Texto dissertativo: Publica x Privada.
O quadro nos faz saber que estamos diante de uma política que cada vez mais se anula as suas responsabilidades, pois a política publica faltando com seu dever, enquanto que a política privada tenta nos engolir neste mundo impondo-nos somente os interesses que lhe cabem assegurando-lhes somente o bem estar do capitalismo.
Faz-nos claro os nossos direitos por isto devemos buscá-los, antes que percamos ate mesmo nossos direito como cidadãos.
Passo 4.
1. Definição de Políticas Sociais:
Entende-se por política social o conjunto das políticas públicas, voltadas para o campo da proteção social para a população. Não definindo à por seu campo de decisões, mas por seus objetivos, na busca por melhor condição de vida para os cidadãos.
Sua compreensão está referida a um conceito mais amplo, de sistema de proteção social, que considera-se um fato social universal, presente em todas as sociedades humanas, organizado em sistemas, entendidos como conjuntos de relações e instituições perfeitamente delimitáveis.
Segundo (Luhman);
“[...] chamo de sistema de proteção social as formas – às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas – que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações. Incluo nesse conceito também tanto as formas seletivas de distribuição e redistribuição de bens materiais (como a comida e o dinheiro), quanto de bens culturais (como os saberes), que permitirão a sobre vivência e a integração, sob várias formas, na vida social. Incluo ainda, os princípios reguladores e as normas que, com o intuito de proteção, fazem parte da vida das coletividades.”
É um conjunto de programa e ações que o Estado toma continuando no tempo, para atender as necessidades e os direitos sociais, a necessidade de direito surge de acordo com a alta taxa de desemprego afetando varias áreas que compõe as condições básicas de sobrevivência da população.
Com isto surge o objetivo da política social sendo ele a Solidariedade Social que engloba a, Previdência, Benefícios a servidores públicos, Assistência Social, Trabalho e Segura Desemprego.
Não deixando de lado a Igualdade Social abraçando também a, Educação, Cultura, Habitação e Urbanismo, Saneamento básico e Desenvolvimento agrário.
As propostas incluem agir diretamente sobre a desigualdade, pela distribuição direta de recursos à população mais pobre, na expectativa de que, além de suprir carências imediatas, isto possa ter outros efeitos sobre o cidadão de direito.
2. As funções do profissional em Serviço Social:
Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação. Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação entre outras).
Detalhando um pouco mais a função do profissional na área, elabora e implementa políticas e projetos que dão suporte à ações na área social, baseados na identificação das necessidades individuais e col
etivas garantindo assim os direito dos cidadãos e da população usuária.
Busca também recursos financeiros para realização
...