Arritmias Cardíacas
Por: LarissaCso • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Arritmias Cardíacas
Definição:
São alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Classificadas em:
Taquicardia: o coração bate aceleradamente;
Bradicardia: as batidas do coração são muito lentas
E há casos em que o coração pulsa com irregularidade (descompasso), podendo ocorrer morte súbita.
Causas:
As arritmias são provocadas por distúrbios nas formações dos impulsos elétricos.
Ela pode se desenvolver devido a PA alta ou problemas cardíacos, febre, ventilação excessiva, baixos níveis de oxigênio no sangue, doenças de válvulas cardíacas, ansiedade e estresse. O uso de cocaína, pílulas para emagrecimento, cafeína e alguns medicamentos também podem desencadear esta patologia.
Sintomas:
Na arritmia cardíaca ocorre um processo de aceleração e irregularidade cardíaca, assim como, sensação de esmagamento e palpitações. Há sensação de batimentos acelerados ou simples desconforto, podendo ocorrer falta ou interrupção nos batimentos.
A arritmia cardíaca pode ser sentida no tórax, garganta ou pescoço.
Diagnóstico:
A avaliação clínica e o eletrocardiograma normalmente são suficiente para detectar a patologia, Porem às vezes é preciso estudar mais o caso de cada paciente, questionar presença de outras alterações, doença isquêmica do coração, insuficiência coronariana, se já teve um infarto ou corre o risco de sofrer uma isquemia.
Os exames mais utilizados são Eco-cardiograma, teste de esforço para verificar se existe insuficiência coronariana e como o coração se comporta em relação ao ritmo durante a atividade física, e monitoramento dos batimentos cardíacos (Holter-24horas).
Tratamento fisioterapêutico
O Fisioterapeuta pode intervir por meio de exercícios orientados e supervisionados, com objetivo de auxiliar em uma boa recuperação e diminuir os riscos de agravamento da doença.
Os Exercícios devem ser propostos de forma leve e gradual, evitando grandes esforços.
Exercício de caminhada, bicicleta, corrida leve e fisioterapia respiratórias é uma boa conduta quando falamos de pacientes com arritmia cardíaca.
Os exercícios bem orientados diminuem o risco de progressão da doença, além de manter a capacidade física e melhorar a qualidade de vida.
Prevenção:
- Para se prevenir a arritmia cardíaca deve se reduzir o estresse e os fatores de risco;
- Não fumar;
- Manter uma dieta equilibrada;
- Praticar exercícios;
- Usar técnicas de controle ao stress, como, Yoga e Meditação;
- Controlar pressão arterial e colesterol;
...