Articulações
Por: agostini • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 3.042 Visualizações
Osso com osso
Sensação dura, inflexível e indolor (extensão do cotovelo).
Aproximação de tecidos moles
Sensação suave que impede o movimento (flexão do joelho).
Estiramento tissular
Tipo de movimento duro ou firme que cede a pressão. Resistência elástica (dorsi-flexão do tornozelo). Observados quando cápsula e os ligamentos são responsáveis pela restrição do movimento.
End Feel (Sensação final) anormais
- Espasmo muscular: parada súbita do movimento acompanhado de dor. Súbito e rígido. Causado pela instabilidade e consequente irritabilidade causada pelo movimento (teste apreensão do ombro). Esforço subconsciente para proteger a articulação.
- Capsular: semelhante ao estiramento tissular, mas não ocorre no local esperado (ex: ocorre no meio da ADM). A ADM está reduzida de forma evidente. Pode-se supor que o problema está localizado na cápsula- encurtamento capsular, muscular ou ligamentar. Pode ser classificado como:
→Capsular rígido: Condições mais crônicas. A limitação ocorre abruptamente após um movimento suave sem atrito.
→Capsular mole: Condições mais agudas. Com a rigidez manifestando-se no início da amplitude e aumentado até o final da amplitude ser atingido. (ex: lesões ligamentares e capsulares)
- Osso com osso: é similar ao osso com osso normal, mas ocorre antes da ADM final ou em uma ADM não esperada . Ex: coluna cervical: osteófito; condromalácea; osteoartrite; corpos soltos na articulação.
- Vazio: Quando uma dor considerada é produzida pelo movimento. O movimento não pode ser produzido por dor, embora não haja nenhuma resistência mecânica. Ex: bursite subacromial ou tumor; inflamação articular aguda.
- Bloqueio elástico: ocorre em local inesperado. Observado em articulação com menisco. Efeito rebote (ex: laceração menisco joelho, quando é bloqueado ou incapaz de realizar extensão completa).
...