Estudo Dirigido Fisiologia do Sistema Cardiovascular
Por: Shirley Rodrigues • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 617 Visualizações
Nome: Shirley
Estudo Dirigido
Fisiologia do Sistema Cardiovascular
- Qual a função do sistema cardiovascular?
Resposta: transportar O2 e nutrientes para o tecido, remover CO2, transportar calor para o organismo, fazer transporte de hormônios e fármacos.
- Descreva a anatomia cardíaca?
Resposta: composto por 4 câmaras, sendo duas superiores (átrio direito e esquerdo) e 2 inferiores (ventrículo direito e esquerdo).
- O que é o pericárdio e qual a sua importância para o coração?
Resposta: É uma camada externa fibrosserosa que protege o coração.
- Descreva comparativamente a circulação sistêmica e a pulmonar? Resposta: Sistêmica Ou grande circulação: É a circulação que recebe o sangue rico em oxigênio dos pulmões e distribui para todo o corpo; Pulmonar ou pequena circulação: que recebe o sangue rico em CO2 das veias cavas (superior e inferior) e manda para os pulmões para que ocorra a hematose.
- Quais são as 4 valvas cardíacas? Descreva a importância de cada uma no sistema circulatório?
Resposta: Valva atrioventricular direita do tipo tricúspide (impede que o sangue volte para o átrio direito);
Valva atrioventricular esquerda do tipo bicúspide ou mitral (impede que o sangue faça refluxo e volte para o átrio esquerdo);
Valva semilunar aórtica (impede que o sangue retorne ao coração- ventrículo esquerdo);
Valva semilunar pulmonar (faz com que o sangue não retorne para o coração- ventrículo direito, e siga o caminho até os pulmões).
- Quais são os 3 grandes vasos que saem da região da base do coração? Descreva qual a origem e o destino do sangue circulante em cada vaso respectivamente.
Resposta: veia cava superior (traz sangue dos membros superiores, pescoço e cabeça para o átrio direito), artéria aorta (leva o sangue que está no ventrículo esquerdo para todo o corpo) e tronco da artéria pulmonar (leva o sangue do ventrículo direito pelas artérias pulmonares para os pulmões).
- Quais são as diferenças anatômicas entre o ventrículo esquerdo e o direito? E qual a importância destas diferenças?
Resposta: o ventrículo esquerdo tem a camada do miocárdio mais espessa, pois ele precisa de mais força para que consiga enviar o sangue para o corpo todo.
- Qual a importância das artérias coronarianas? E qual distúrbio ocorre devido a obstrução destas artérias?
Resposta: as artérias coronarianas irrigam o próprio coração, ou seja, levam O2 e nutriente. Aterosclerose.
- Qual a relação entre pressão arterial diastólica e circulação coronariana?
Resposta: a maior parte do fluxo coronário ocorre na diástole.
- Histologicamente, qual a importância dos discos intercalares presente entre cardiomiócitos?
Resposta: auxiliam a contração sincronizada do tecido cardíaco, e permitem maior adesão entre as células musculares cardíacas.
- Explique as ondas do eletrocardiograma (P – QRS – T) de acordo com os eventos de despolarização e repolarização do coração?
Resposta: Onda P - despolarização atrial (sístole); Complexo QRS - despolarização ventricular (sístole); Onda T - depolarização ventricular (diástole).
- O que é hemodinâmica cardiovascular? E quais os princípios físicos envolvidos neste conceito?
Resposta: Termo que designa os princípios físicos que regem o fluxo de sangue no sistema cardiovascular. Os princípios são: pressão, complacência, fluxo (velocidade e quantidade) e resistência.
- Qual o gradiente de pressão na circulação cardiovascular sistêmica (Início: Ventrículo; final: átrio direito)?
Resposta: então o gradiente de pressão deve ser maior no ventrículo do que no átrio. No átrio direito o valor de gradiente de pressão é de 0-2 mmHg.
- Segundo a fórmula de complacência, explique porque a complacência de veias é maior do que a de artérias?
Resposta: porque o volume é maior nas veias do que nas artérias.
- Porque a velocidade do sangue é menor nos capilares do que na aorta?
Resposta: porque possuem a parede mais fina, constituem uma rede de distribuição e recolhimento de sangue nas células.
- Qual o benefício para o sistema cardiovascular de uma circulação sanguínea mais lenta nos capilares?
Resposta: então, a circulação mais lenta nos capilares é importante para que ocorra a troca de nutriente e gases entre os tecidos.
- Quais parâmetros determinam a resistência vascular?
Resposta: Viscosidade do sangue (η), comprimento do vaso sanguíneo
(L) e diâmetro do vaso (raio do vaso –r)
- Descreva o ciclo cardíaco e correlacione-o ao eletrocardiograma?
Resposta: Diástole atrial (enchimento/ repolarização) sangue chega no átrio direito pelas veias cavas (superior e inferior – rico em CO2) e no átrio esquerdo pelas veias pulmonares – rico em O2), essas câmaras se contraem (sístole/ despolarização, onda P) e o sangue passa pelas valvas atrioventriculares (tricúspide - direita / bicúspide ou mitral – esquerda), as valvas atrioventriculares de fecham, nesse instante os ventrículos estão em diástole, após o enchimento dos ventrículos as valvas atrioventriculares se fecham para que não ocorra refluxo do sangue e então os ventrículos entram em sístole (despolarização ventricular, complexo QRS) e as valvas semilunares se abrem, então o ventrículo direito impulsiona o sangue para as valvas semilunares pulmonares que pega o caminho do tronco pulmonar, artérias pulmonares, e pulmões para que ocorra a troca gasosa nos capilares-alveolares, e o ventrículo esquerdo impulsiona o sangue em direção as valvas semilunares aórticas que seguirá para a artéria aorta e então será encaminhada para todo o corpo, e então os ventrículos entram em diástole (relaxamento/ repolarização, onda T).
...