NEURO - SÍNDROMES CEREBELARES
Por: Lspino12 • 24/6/2016 • Artigo • 324 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
No dia 4 de junho de 2016, os acadêmicos do curso de Fisioterapia, sob supervisão da professora Eléia de Macedo que aplica a disciplina Fisioterapia na Saúde Coletiva, realizaram uma visita na UBS do bairro Fátima para conhecer o ambiente e depois foram designados para o domicilio de alguns pacientes.
Nosso grupo contou com 4 alunas e fomos á casa da Dona Cecília, uma senhora de 87 anos que passou por atendimento de alguns fisioterapeutas do postinho mas segundo ela, não estava mais precisando dos profissionais. Dona Cecília teve entre 7 e 11 filhos e mora sozinha, uma de suas filhas mora ao lado. Ela nos contou que seus filhos se revezam e um deles passa á noite com ela, pois seu marido faleceu. Com o decorrer da conversa foram feitas algumas perguntas e descobrimos que ela teve um AVE mas está recuperada, não teve nenhuma queixa, não sente dores e é ativa dentro de seus limites. Utiliza medicamentos apenas para o coração, mas não sabia dizer qual medicamento ingeria. Referente ao acesso á UBS, sempre que Dona Cecilia precisa ir ao médico ou pegar algum medicamento um de seus filhos á leva.
Após a visita chegamos á conclusão que Dona Cecilia não poderia mais morar sozinha, pois ela é uma senhora muito frágil e se escoregasse ou caísse dentro da casa poderia sofrer graves fraturas. Seria necessário que um de seus filhos fosse morar com ela ou que ela fosse morar na casa de um deles. Outro aspecto que identificamos foi que pela sua idade, ela precisaria de atendimento de um fisioterapeuta e dos demais profissionais do postinho em média á cada 15 dias, notamos que a paciente passa muito tempo na cama e isso acaba denegrindo sua mobilidade. O ideal seria que Dona Cecilia saísse de casa, para caminhar, dançar ou apenas para visitar algum vizinho, qualquer atividade relacionada ao lazer traria muitos benefícios tanto em relação ao corpo como á mente.
...