O Sistema Neural
Por: consueloapinheir • 13/11/2017 • Projeto de pesquisa • 741 Palavras (3 Páginas) • 459 Visualizações
FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO – UNICAMPO
2° Período de Fisioterapia
Acadêmica: Consuelo Amanda Pinheiro
Professor: Jorge Augusto
Disciplina: Fisiologia do Exercício
SISTEMA NEURAL
INTRODUÇÃO
O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos do corpo humano, cuja sua função é controlar as funções orgânicas e suas integrações com o meio ambiente. Por tanto, ele não só coordena as funções do organismo, mas também interpreta os estímulos recebidos e consequentemente ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou até mesmo constatações. O Sistema Nervoso executa três funções básicas: Sensorial, função integrativa e função motora. O Sistema Nervoso é constituído por Sistema Nervoso Central (SNC), e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
Esse trabalho tem como objetivo, apresentar as definições do Sistema Nervoso, mostrar sua organização, função e suas divisões.
DESENVOLVIMENTO
O Sistema Nervoso Central (SNC), é uma porção de receptores de estímulos e comandos de respostas. É o local onde acontecem os pensamentos, as emoções e as memorias, aos estímulos de contração dos músculos e a das glândulas secretarem também se origina no SNC.
Ele está localizado no crânio e na coluna espinhal, é constituído por: encéfalo e medula espinhal. O encéfalo por sua vez é dividido em três partes, o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico.
- Cérebro: o órgão mais importante do corpo humano, é a parte mais desenvolvida e mais volumosa do encéfalo ele se encontra dividido em duas partes simétricas: Hemisfério Direito e Hemisfério Esquerdo. É formado por mais de 100 bilhões de células nervosas conectadas umas às outras e responsáveis pelas funções mentais. Sua camada mais externa chamada córtex cerebral é o responsável pela visão, audição, pensamento, fala, tato, escrita, paladar, etc. Além disso, é a sede dos atos inconscientes e conscientes, do raciocínio, da memória, da inteligência, além de controlar todos os movimentos do corpo.
- Cerebelo: encontrasse abaixo do cérebro, é responsável pela coordenação e equilíbrio, também é responsável pelos reflexos e movimentos voluntários, também regula o tônus muscular, o grau de contração dos músculos em repouso.
- Tronco Encefálico: está localizado na parte inferior do encéfalo, produz estímulos que controlam atividades vitais como a respiração, os reflexos e os batimentos cardíacos.
A Medula Espinhal é um cordão de tecido nervoso encontrado dentro da coluna vertebral, conectada ao tronco encefálico. Tem como sua função conduzir os impulsos nervosos de todo o corpo até o cérebro e coordenar os atos involuntários.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado por nervos que se originam na medula espinhal e no encéfalo, tem como sua função conectar o sistema nervoso ao restante do corpo, fazer com que as mensagens sejam passadas aos órgãos efetuadores das ordens que foram procedidas pela porção frontal.
Existem dois tipos de nervos: os Cranianos e os Raquidianos.
- Nervos Cranianos: Se originam do cérebro e do tronco encefálico, estão dispostos em 12 pares e tem a função de transmitir mensagens motoras ou sensoriais, especialmente nas áreas do pescoço e da cabeça.
- Nervos Raquidianos: se originam na medula espinhal, são 31 pares de nervos formados de neurônios sensoriais que são os que recebem os estímulos do ambiente e os neurônios motores que levam os estímulos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
O sistema Nervoso Periférico também é dividido em dois outros grupos, levando em conta sua atuação: Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Autônomo.
- Sistema Nervoso Somático: é constituído por fibras nervosas periféricas, ele rem a função de regular as ações voluntarias, ou seja, as ações que estão sob o nosso domínio, também regulam toda a musculatura esquelética do corpo.
- Sistema Nervoso Autônomo: é controlado pelos nervos da medula, tronco cerebral e hipotálamo, atua de modo integrado com o sistema nervoso, tem duas subdivisões: Sistema Nervoso Simpático, que faz a estimulação do funcionamento dos órgãos e o Sistema Nervoso Parassimpático, que inibe o seu funcionamento. Sendo assim, a função do Sistema Nervoso Autônomo é regular as funções orgânicas do corpo, para que as condições internas permaneçam constantes.
CONCLUSÃO
Diante do trabalho desenvolvido, pode-se concluir que o Sistema Nervoso abrange desde o crânio, até a medula espinhal, é dividido em várias partes, cada uma com uma função e uma ação diferente, ele é um sistema que funciona como um todo e em determinadas circunstancias pode funcionar involuntariamente, controla e coordena todos as funções do nosso organismo. Funciona como se fosse uma rede de informações do nosso corpo transmitindo mensagens e estímulos por todo o corpo.
...