Tratamento De Resíduos Nas Indústrias
Casos: Tratamento De Resíduos Nas Indústrias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elafernandes • 17/3/2014 • 775 Palavras (4 Páginas) • 707 Visualizações
TRATAMENTO DE RESÍDUOS NAS INDÚSTRIAS
• Petroquímica
A disposição final de resíduos oriundos da indústria de petróleo e seus derivados, geralmente acarretam riscos relativos ao meio ambiente devido às características de cada resíduo e as tecnologias utilizadas. A incineração apresenta problemas de poluição atmosférica e elevado custo; os aterros apresentam riscos para corpos hídricos e para a saúde pública, além de dificuldades operacionais e custos. Porém, quando se consideram resíduos industriais passíveis de biodegradação, a disposição final destes pode ser realizada, de maneira segura e econômica.
O tratamento de resíduos de petróleo, deve ser feito através do uso das seguintes técnicas:
- Landfarming: que pode ser definido como um sistema de tratamento de resíduos através de um processo biotecnológico, que utiliza a população microbiana do solo para a degradação destes;
- Biodegradação: processo natural onde compostos químicos são degradados por via biológica;
- Biorremediação: processo tecnológico no qual organismos vivos são utilizados para remover ou reduzir (remediar) contaminantes no ambiente e por fim, aspectos gerais da tecnologia de encapsulamento.
• Metalúrgica
A indústria metalúrgica produz como conseqüência de seus processos, significativas quantidades de efluentes líquidos com concentrações de metais pesados bem superiores aos padrões exigidos pela legislação. Entre eles destacam-se o cromo, o ferro e o níquel.
Os compostos de metais pesados são reconhecidamente tóxicos e alguns deles cancerígenos, os mesmos afetam a qualidade dos recursos hídricos quando lançados através de efluentes sem o devido tratamento.
Diversos métodos podem ser empregados no tratamento de efluentes líquidos contendo metais pesados, entre eles, pode-se citar a precipitação química, processos de filtração com membranas e os processos de adsorção, onde convencionalmente usa-se carvão ativado como adsorvente.
• Siderúgicos
As siderúrgicas integradas geram diversos tipos e em grande quantidade de resíduos sólidos. Estes resíduos podem ser classificados em 3 grandes grupos; os ditos recicláveis contendo ferro, os finos de coque e as escórias. Entre os recicláveis contendo ferro estão: as poeiras e lamas de Alto-Forno e de aciaria; a lama de tratamento de água de laminação; poeiras de sinterização; e outros. As escórias são basicamente as geradas no Alto-Forno, na aciaria e no lingotamento contínuo.
Estes resíduos são parcialmente reciclados como adição à carga da sinterização de minérios, porém com prejuízos à boa prática operacional. Visando buscar alternativas mais vantajosas estes resíduos foram inicialmente caracterizados física e quimicamente. A seguir avaliaram-se os comportamentos a frio e a quente (crepitação, resistência a quente, inchamento e redução) das pelotas auto-redutoras de diversas composições. Os bons resultados apresentados mostraram que as pelotas contendo estes resíduos poderiam ser recicladas diretamente na aciaria (conversor) substituindo parcialmente a sucata.
• Construção Civil
A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Os entulhos provenientes das construções nas cidades brasileiras acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção
...