1.1 Crescimentos Da População Idosa No Brasil
Trabalho Universitário: 1.1 Crescimentos Da População Idosa No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanderson • 1/10/2014 • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 1.609 Visualizações
.1 Crescimentos da população idosa no Brasil
Indiscutivelmente a população idosa no país vem aumentando cada dia mais, isso se decorre por diversos motivos um deles são as baixas taxas de fecundidade e mortalidade, há poucos nascimentos e uma queda considerável no numero de óbitos, destacando-se também o aumento da expectativa de vida. Isso faz com que o país esteja com uma população com um índice muito elevado de idosos. Brasil em 2025 terá a 6ª população mais velha do mundo: 27,2 milhões de pessoas idosas, segundo a revista Enfermagem da UERJ,2004.
Isso gera uma carência de que o governo enxergue e analise com velocidade o envelhecimento da população brasileira, e tomem medidas necessárias para adequar o país em termos de atenção ao idoso, principalmente na área da saúde, e sendo mais preciso aos profissionais que lidam com essa realidade de perto diariamente, que são os técnicos de enfermagem e os enfermeiros. Esses profissionais são os mais indicados a relatarem sobre quão àimportância da atenção da enfermagem na saúde e no tratamento dos idosos.
1.2 Necessidades dos idosos
Todos nós sabemos que os idosos são mais carentes, mais susceptíveis a se machucarem, adoecerem, depressões, problemas sociais, auto exclusão, dificuldade de deambular, alimentar, enfim irão perdendo a capacidade de realizar funções do dia-a-dia que são essenciais para sobreviver, é ai que entra a atenção básica, da família e principalmente da enfermagem.
Ao ficar idoso dificilmente você não irá adoecer não que seja pessimismo, mas isso realmente é do ser humano, conforme vai se passando o tempo ficamos mais fracos perdermos algumas funções as células já não se multiplicam como deveriam e as doenças aproveitam e nos ataca. Ficando doente o primeiro lugar a parar seria em um hospital, onde será atendido por um médico, medicado por um técnico em enfermagem, se necessário a internação, teria um contato continuo com enfermeiros e técnicos.
1.3 Relações do enfermeiro com idoso
O enfermeiro tem papel fundamental na vida do idoso, devendo cumprir os princípios do SUS, do seu estado e município, também do Conselho Federal de enfermagem que rege sua profissão, cabe a ele ter o primeiro contato com o paciente, e manter uma comunicação efetiva com o idoso e sua família, realizando uma avaliação geral do idoso, atentando-se para saúde mental.
Temos também o atendimento domiciliar, um atendimento também conhecido como Home Care, muito importante na vida do idoso, pois possibilita a ele ter um tratamento adequado no conforto de sua casa, é um serviço particular custeado pela família que tem condições financeiras suficientes para pagar um profissional de enfermagem. Além do que esse meio de tratamento e cuidado ao idoso traz para os cofres públicos uma grande economia em decorrência da diminuição dos gastos que possivelmente seriam gerados por esses idosos se estivessem hospitalizados e não em casa, seja com medicamentos, com leitos, limpeza, profissionais então acaba sendo vantajoso para o governo. Considerando ainda o fator psicológico do idoso de ter sua família sempre por perto, sem horários pré-definidos de visitas, fazendo suas refeições em família entre outros fatores que podem contribuir e muito para uma melhora no quadro mental desse idoso, porque saúde é um bem estar físico mental e social.
1.4 Características do enfermeiro
A enfermagem exercita a relação interpessoal, a relação do agir voltado para o outro, e o enfermeiro é o sujeito desta ação para o outro, ele planeja e implementa sua assistência ao cuidar.
O sujeito enfermeiro em sua ação tem uma intencionalidade, intenção que é evidenciado nos motivos a ação do enfermeiro, que cuida de idosos hospitalizados sem expectativa de recuperação e quando a tecnologia já não é tão importante, é um cuidar instrumentalizado.
...