A Nanotecnologia
Por: ditocujo69 • 25/1/2018 • Resenha • 872 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
- O que é a nanotecnologia?
O nome “nanotecnologia” foi criado e definido pela Universidade Científica
de Tóquio, no ano de 1974. Nanotecnologia é a ciência que estuda a construção de sistemas diversos estruturados a partir do átomo e das moléculas e hoje associa-se a área de química, biologia e farmácia mostrando interessantes resultados de produção em escala nano. Apenas para lembrar a escala nano equivale a 1/1.000.000.000<http://1.0.0.0/>( bilhão ) ou seja, um nanômetro (nm ) equivale a um bilionésimo de metro ou um milionésimo de milímetro.
2) Qual a aplicação desta ciência na medicina?
Provavelmente, a investigação e a prática médica serão mais eficientes.
Sistemas de investigação e diagnóstico serão mais eficazes, o que permitirá uma resposta mais rápida no tratamento das doenças. Diversos aparelhos de custo reduzido permitirão maior e melhor controle da saúde dos pacientes, novos tratamentos provavelmente serão criados utilizando a nanotecnologia.
Na Medicina já existem várias aplicações na nanotecnologia (nano-medicina). Uma delas é o a terapia foto-dinâmica. Moléculas pela ação da luz emitem um oxigênio foto oxidativo que danifica as células ao redor, e que acabam sendo substituídas por células normais. Na Odontologia já existem adesivos que se ligam molecularmente ao dente. Nano robôs estão sendo pesquisados e desenvolvidos de dois tipos *os orgânicos e inorgânicos.* fabricados a partir de estruturas de DNA e materiais orgânicos moleculares e com função de identificar bactérias e vírus e destruí-los. Os inorgânicos serão fabricados com estruturas mecânicas e terão finalidades diferentes e mais complexas tais como realizar pequenas cirurgias e enviar medicamentos a locais de difícil acesso.
Concluindo, para a medicina a nanotecnologia não é simplesmente uma questão de fazer um pequeno objeto físico, mas na verdade é compreender como esse objeto ou como um proteína especializada pode ser modificada e usada para fazer interface com uma célula para benefício médico.
Nós prevemos diversas aplicações da nanotecnologia para oftalmologia:
1. Hidráulica / Biomecânica: Alguns de nossos mais preocupantes problemas cirúrgicos são muito semelhantes a problemas de engenharia hidráulica (ex., glaucoma, cirurgia vascular da retina). Precisamos trazer a oftalmologia para o mesmo ponto em que a radiologia intervencionista se encontra. Novas tecnologias de drenagem do humor aquoso assim como endocirurgia vascular da retina (Criação de Micro-Nanotools na area Nanomedicina) estão em desenvolvimento podendo contribuir para uma quebra de paradigma terapêutico na área do glaucoma e cirurgia vítreo-retiniana.
2. Liberação controlada de droga: Na Oftalmologia, existem dificuldades fisiológicas impostas por mecanismos de proteção do olho que fazem com que apenas pequenas frações da droga aplicada consigam atravessar a córnea e atingir os tecidos intra-oculares. Esses mecanismos são principalmente a rápida drenagem ocular, o ato reflexo de piscar e a diluição da droga pela lágrima. A nanotecnologia pode vir a fazer com que moléculas antigas sejam novamente viabilizadas e que novas moléculas sejam criadas, o que –com certeza- deve refletir numa melhora no arsenal terapêutico do médico. Já existem no mercado algumas soluções interessantes e que melhoram a ação de algumas drogas, como por exemplo o Restasys ( sistema de micro emulsão e o Betoptic S que é uma ligação da molécula de Bataxolol a micro-partículas de uma resina de troca iônica, o que dá uma equivalência na biodisponibilidade do produtos BETOPTIC S 0,25% ao BETOPTIC 0,5%. Outro produto, o TIMOPTOL XE é uma solução levemente viscosa e que forma um gel quando entra em contato com os cátions do fluido lacrimal , melhorando o tempo de permanência da droga com a superfície ocular.
...