A evolução da humanidade
Tese: A evolução da humanidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianomedina1 • 1/7/2014 • Tese • 471 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
A evolução da humanidade levou ao desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, ao aumento da produção de resíduos sólidos denominados lixos, agravando um problema ecológico que muito preocupa a sociedade atual, gerado pelo seu tratamento inadequado ou falta de depósitos apropriados para seu armazenamento. Impactos negativos estão sendo causados pela própria natureza como respostas à sua destruição, mas uma alternativa viável apresentada como parte da solução deste problema é a reciclagem, cujos benefícios proporcionam uma melhor qualidade de vida, maximizam os resultados positivos econômicos, políticos e sociais aos cidadãos, e ainda, à minimização dos efeitos causados pelo aquecimento global bem como ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Nos dias atuais, é comum nos deparamos com a má gestão dos resíduos sólidos em determinadas localidades. O presente artigo, visa mostrar algumas atitudes simples, mas de eficazes resultados, que tanto a gestão pública quanto a população no seu mais simples conhecimento podem praticar, afinal uma cidade limpa depende dos deveres da gestão pública e da população em manter a limpeza do espaço, evitando assim impactos ambientais e antrópicos.Em sua evolução, o homem tornou-se a forma dominante de vida no planeta Terra, controlando outras espécies animais e vegetais, desenvolvendo tecnologias, que lhe permite alterar o ambiente em que vive, assumindo papel de interventor na natureza.
Em linhas gerais, percebe-se que muito se tem feito para que a prática da transformação de recursos renováveis do meio ambiente seja cada vez maior. A preocupação de muitos cidadãos não é apenas na recuperação do que foi danificado na natureza pela ação do homem, mas acima de tudo, conscientizá-lo para preservar o que ainda resta de recursos naturais e essenciais à sobrevivência da vida humana na Terra. O constante crescimento populacional aumenta o consumo de recursos nos espaços urbanos e a diminuição de matas e florestas, bem como o aumento de resíduos sólidos produzidos e descartados pelo homem, conhecido como lixo, causando mal estar, poluindo a natureza e consequentemente destruindo seu habitat, além da consciência de que os recursos vitais à sobrevivência podem vir um dia a se esgotar. A falta de conhecimento de que muito do que se tem descartado como lixo, muitas vezes jogado a céu aberto, causando desconforto à saúde humana, pode e deve ser aproveitado para o próprio bem da sociedade. Assim, o presente artigo apresenta conceitos do que norteia a prática da reciclagem e seus benefícios proporcionados ao meio ambiente e à sociedade, uma breve síntese de como é tratado o lixo em municípios do Estado do Espírito Santo, a falta de informações sobre as vantagens que a reciclagem pode proporcionar, bem como os efeitos negativos que sua falta causa, como, por exemplo, a destruição da natureza auxiliando o aquecimento global. Porém, a sociedade apresenta sinais de preocupação e interesse em reverter tal situação, minimizando ou até mesmo eliminando esses efeitos por meio da reciclagem.
...