APARELHO NEUROMOTOR
Casos: APARELHO NEUROMOTOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patycapoeira2 • 17/9/2014 • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 852 Visualizações
1) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?
A posição anatômica é uma convenção adotada para descrever as posições dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé, posição ortostática ou bípede com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés (artelhos) voltados para frente.
A posição anatômica é muito importante porque, foi implantada para que se pudesse haver uma uniformização do estudo da anatomia. Assim, partindo desse princípio, a posição do corpo humano, para o estudo anatômico, deveria permanecer inalterada, evitando-se assim, erros na sua descrição.
2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?
Os movimentos que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano são:
*Flexão: movimento em que duas estruturas do corpo, tanto proximal quanto distal, se aproximam. É característico do plano sagital.
* Extensão: movimento em que duas estruturas do corpo, tanto proximal quanto distal, se afastam uma da outra. É característico do plano sagital. Existe uma exceção a esse tipo de movimento, que ocorre quando é ultrapassada a posição anatômica de hiperextensão.
*Abdução: ocorre quando uma estrutura se afasta da linha central do corpo. É característico do plano frontal.
*Adução: é característico da volta do movimento de abdução à posição de repouso (posição anatômica), podendo ir além de sua movimentação funcional ou adução além da linha média. É realizado no plano frontal.
* Circundação: combinativo de flexão, extensão, abdução e adução, realizado na forma circular. É um movimento que combina dois eixos a seus movimentos. Exemplo: na circundação temos ao mesmo tempo ocorrendo a flexão\extensão com a abdução\ adução nos eixos de anteroposterior com o eixo laterolateral.
* Abdução horizontal: ocorre no plano horizontal, afastando-se o membro da linha medianado corpo.
* Adução horizontal: ocorre no plano horizontal, aproximando-se o membro da linha média do corpo.
* Rotação externa: ocorre no plano horizontal, em que o movimento de rotação se afasta do plano mediano do corpo.
* Rotação interna: ocorre no plano horizontal, onde o movimento se aproxima do plano mediano do corpo.
3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.
O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral. Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, mas sim a sinóvia. (Substancia gelatinosa com função de lubrificação)
Articulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose). Na articulação acromioclavicular: plana.Na articulação glenoumeral: esferoide.
Superfícies articulares: Cavidade glenóide, Cabeça úmero, Debrum glenoideu, Faceta acromial, Faceta clavicular, Faceta esternal, Faceta articular para a clavícula.
Realiza movimentos de 180º na flexão e abdução. No plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (movimento combinatório que inclui a adução, extensão, abdução, flexão e rotação).
Possui ligamento Esternoclavicular Anterior, ligamento Esternoclavicular Posterior, ligamento Interclavicular, ligamento Costoclavicular, ligamento Acrômioclavicular, ligamento Coracoclavicular, ligamento Coracoacromial, ligamento Transverso Superior, ligamento Córaco-umeral, ligamentos Glenoumerais superior, médio e Inferior e ligamento Transverso do Úmero.
COTOVELO
Possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal, possui tecido interposto porém, nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, com articulação móvel do tipo sinovial. Na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo (articulação em dobradiça). Na articulação úmero-radial: tipo esferoide (enartrose).Na articulação rádio-ulnar proximal: tipo trocoide.
Superfícies articulares: Côndilo umeral, Cavidade Glenoide do Rádio, Tróclea Umeral, Grande Cavidade Sigmoide do Cúbito, Contorno Cabeça Rádio, Pequena Cavidade Sigmoide
Possui amplitude de movimento de flexão/extensão, no eixo transversal sendo seus ligamentos: colateral Ulnar, colateral Radial, anular e quadrado.
PUNHO
A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar, distal e rádio-cárpica.
Tipo de tecido interposto: nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, sua articulação é móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulação rádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).
Superfícies articulares: Na articulação radio-cárpica tem-se : cavidade articular para o côndilo cárpico, Ligamento triangular, Côndilo cárpico (escafoide+semilunar+piramidal).Na articulação rádio-ulnar distal tem-se: Cabeça do cúbito e Cavidade sigmoide do rádio.
Grau de liberdade de movimento: rotação medial/lateral, num eixo longitudinal (trocoide) e de flexão/extensão, adução/abdução, nos eixos transversal e sagital (condilar), possuindo como ligamentos: radiocárpico
...