TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CÉLULAS PROCARIONTES X CÉLULAS EUCARIONTES

Por:   •  21/8/2021  •  Resenha  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

APG - 3 / OBJETIVOS:

  1. EXPLICAR OS COMPONENTES CELULARES (CITOPLASMA, NÚCLEO E MEMBRANA);

CÉLULAS PROCARIONTES X CÉLULAS EUCARIONTES

As eucariontes se diferenciam pelo fato de possuírem em seu interior compartimentos delimitados por membranas, as organelas. O núcleo é o compartimento que mais se destaca quando esse tipo de célula é observado ao microscópio. As células eucariontes quando observadas no microscópio mostram partes distintas: o citoplasma (organelas), núcleo e o nucléolo.

CITOSOL OU MATRIZ CITOPLASMÁTICA OU HIALOPLASMA

O componente mais externo da célula é a membrana plasmática, que é o limite entre o meio intracelular e o ambiente extracelular. O citoplasma -  região da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática -  contém a matriz citoplasmática ou hialoplasma ou citosol.                                                    [pic 1]

[pic 2]

No interior da célula, o espaço entre as organelas e as inclusões é preenchido pela matriz citoplasmática, meio gelatinoso. São encontradas no citosol moléculas pequenas como glicose, vitaminas e aminoácidos. Macromoléculas, como proteínas, carboidratos e ácidos nucleicos, são componentes importantes do citosol. [pic 3][pic 4]

São exemplos de organelas:

  • Mitocôndrias;
  • Ribossomos;
  • Retículo endoplasmático liso e rugoso;
  • Complexo de Golgi;
  • Lisossomos;
  • Peroxissomos.

[pic 5]

[pic 6]

No citosol se localizam milhares de enzimas que atuam em muitos tipos de moléculas. Também acontece no citosol a ruptura de moléculas energéticas para gerar trifosfato de adenosina (ATP) pela via glicolítica (anaeróbia). Além disso, age na síntese proteica – ácidos ribonucleicos ribossômico (rRNA), mensageiro (mRNA) e de transferência (tRNA), enzimas e outros fatores – está contida no citosol.

NÚCLEO [pic 7]

- CENTRAL DE INFORMAÇÃO GENÉTICA;

- TODAS AS INFORMAÇÕES DA CÉLULA VEM DO NÚCLEO;

- HERETARIEDADE – DIVISÃO CELULAR.

O núcleo é o centro de controle de todas as atividades celulares, porque contém, nos cromossomos, todo o genoma ácido desoxirribonucleico (DNA) da célula, exceto apenas o pequeno genoma das mitocôndrias. Chama-se genoma o conjunto da informação genética codificada no DNA. Além de conter a maquinaria molecular para duplicar seu DNA, o núcleo é responsável pela síntese e pelo processamento de todos os tipos de ácido ribonucleico (RNA), que são exportados para o citoplasma. O núcleo não sintetiza proteínas, dependendo das que são produzidas no citoplasma e transferidas para o núcleo.

Os principais componentes do núcleo são o envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.

  • Envoltório nuclear (CARIOTECA): é o responsável por delimitar e separar o núcleo do citoplasma. O envoltório nuclear é impermeável a íons e moléculas. Entretanto, esse revestimento não é 100% íntegro, não existe só ele ali, existindo poros e os complexos de poros, responsáveis pelo transporte de substâncias entre o citoplasma e o núcleo, e vice-versa. 
  • Cromatina: A cromatina é formada por filamentos duplos de DNA agregados a proteínas, especialmente histonas, mas também a proteínas não histônicas. A associação do DNA com as histonas dão origem aos nucleossomos. Os nucleossomos, por sua vez, se agruparão em estruturas mais complexas até instituírem os cromossomos.  As proteínas não histônicas, por sua vez, desempenharão função estrutural, participando da condensação dos cromossomos, regularão atividade dos genes, ou se diferenciarão em enzimas, como a DNA e RNA polimerase. Vale ressaltar que existem dois tipos de cromatina intranuclear: a heterocromatina e a eucromatina. 

heterocromatina é bem visível na microscopia óptica, trata-se de uma cromatina inativa, pois a dupla hélice de DNA está tão compactada ao ponto de tornar impossível a transcrição de seus genes. Já na eucromatina a dupla hélice se encontra menos condensada, permitindo a transcrição genética. Por esse motivo, é considerada uma cromatina ativa, estando presente em maior proporção nas células em intensa produção proteica. 

Cromatina sexual: nas mulheres, a cromatina sexual é um dos dois cromossomos X que mantém condensado no núcleo interfásico. No homem, cujos cromossomos sexuais são um X e um Y, o cromossomo X único não está condensado, expressa seus genes e não é visível como cromatina sexual.

  • Nucléolo: Os nucléolos são os responsáveis por produzir os ribossomos, essenciais na síntese de proteínas. Podem existir vários nucléolos numa células, mas, normalmente, estão fundidos, de forma que se apresentam apenas como um ou dois nucléolos. 
  • Matriz nuclear: A extração bioquímica dos componentes solúveis de núcleos isolados deixa uma estrutura fibrilar chamada matriz nuclear, que fornece um esqueleto para apoiar a cromatina interfásica, determinando sua localização dentro do núcleo celular. Essa estrutura fibrilar é constituída principalmente por RNA.
  • Nucleoplasma: O nucleoplasma refere-se a um soluto com água, íons, aminoácidos, metabólitos e precursores diversos, receptores para hormônios, enzimas para a síntese de RNA e DNA, moléculas de RNA e outros componentes. Este soluto apresenta-se com característica granulosa e preenche o espaço entre os elementos nucleares citados acima. 

MEMBRANA PLASMÁTICA

A membrana plasmática é a estrutura celular que estabelece o limite entre os meios intra e extracelulares. Uma função importante dessa membrana é a manutenção da constância do meio intracelular, cuja composição é diferente da do liquido extracelular. As membranas celulares são compostas principalmente por lipídios e por proteínas. A maior parte dos lipídios se organiza em duas camadas de moléculas de fosfolipídios. Estes, em meio aquoso se organizam, espontaneamente, em bicamadas sem gasto de energia. Os grupamentos hidrofóbicos dos fosfolipídios se situam no centro da membrana, e os seus grupamento hidrofílicos se localizam nas duas superfícies da membrana, expostos aos ambientes em que existe água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (549.4 Kb)   docx (492.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com