AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE EFLUENTES
Pesquisas Acadêmicas: AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE EFLUENTES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anfreamadio • 3/3/2014 • 4.421 Palavras (18 Páginas) • 360 Visualizações
AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE EFLUENTES
SANITÁRIOS TRATADOS EM IRRIGAÇÃO
ORNAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL
“Camila Corrêa Máximo”
SANTO ANDRÉ, SP
2013
ALEX TSUGUIO NISHIYAMA - 7422621951
INDIARA DO CARMO PEREIRA - 7631715787
MAYARA BORTOLI PEREIRA- 9977019975
ROMENIGUE ANDERSON VIEIRA DA SILVA - 7248606868
AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE EFLUENTES
SANITÁRIOS TRATADOS EM IRRIGAÇÃO
ORNAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL
“Camila Corrêa Máximo”
Trabalho apresentado para composição da nota referente ao 2° bimestre da disciplina de Processos Biológicos, professora mestre Patrícia Martins da Faculdade UniABC/Anhanguera.
SANTO ANDRÉ, SP
2013
RESUMO
Esta pesquisa foi realizada pela estudante Camila Corrêa Máximo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos Brasília. Agosto de 2005.
Com o objetivo de avaliar o emprego em irrigação de efluentes de estações de tratamento de esgotos sanitários do Distrito Federal, com a finalidade de reuso urbano ornamental e paisagístico. Utilizou-se uma espécie florífera, a Dahlia pinnata (Dália Anã Sortida), como meio de observação, quando irrigada com águas residuárias tratadas em diferentes níveis e oriundas de diferentes processos de tratamento, e analisando-se os efeitos e implicações no sistema solo-água-planta.
Figura 1. Dahlia pinnata
Foram realizadas no total 40 unidades experimentais, com oitos diferentes tratamentos sob condições controladas, seis deles com diferentes esgotos tratados e mais duas testemunhas (água potável com adubação convencional e água do lago Paranoá), com cinco repetições cada.
“O reuso de água testado produziu resultados compatíveis com o sistema convencional de irrigação, tanto no aspecto de fertirrigação, apresentando boa produtividade e podendo substituir os fertilizantes comumente utilizados, quanto no aspecto de tratamento por disposição no solo”.
(Camila Corrêa Máximo. 2005).
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................05
2. IMPACTOS SOBRE O REUSO DE ÁGUA...................................................06
3. EFEITOS SOBRE O SISTEMA SOLO-ÁGUA-PLANTA..............................08
4. CONCEPÇÃO DO EXPERIMENTO .............................................................09
4.1 Análise dos Resultados.............................................................................10
5. CONCLUSÃO.................................................................................................16
7. REFERÊNCIA.................................................................................................18
8. GLOSSÁRIO...................................................................................................18
INTRODUÇÃO
Em todo o mundo o reuso de água já vem sendo praticado há anos, com a crescente demanda por recursos hídricos, a e má distribuição de água, o reuso planejado de água surge como uma alternativa de grande importância.
Reduz a demanda sobre os mananciais de água, e o de impacto ambiental, reduzindo a contaminação das águas naturais, é necessário ressaltar que um volume de água captada significa em si uma quantidade de impacto ambiental agregada relevante.
Reuso de água são realizadas de diversas maneiras:
para fins agrícolas;
industriais;
recreacionais;
domésticos;
manutenção de vazões;
aquicultura, recarga de aquíferos subterrâneos, entre outros.
As primeiras realizações no campo do reuso de água são sinônimas à prática histórica de tratamento e disposição de água residuária no solo. Apesar dessas fazendas de esgotos serem usadas unicamente para a disposição de resíduos, acabou fazendo-se um uso acidental da água para produção de culturas ou para outros usos benéficos.
Os riscos à saúde, associados aos microrganismos patogênicos e constituintes químicos, merecem destaque onde a água recuperada é utilizada para reuso indireto.
A OMS (Organização Mundial De Saúde) publicou em 1973 um relatório estabelecendo critérios bastante rígidos, devido a incertezas associadas aos padrões de portabilidade quanto aos riscos à saúde e necessidade de se pesquisar mais a fundo os efeitos do uso de águas recuperadas em longo prazo.
O reuso de água na agricultura pode ser vantajoso, a água residuária contém os nutrientes necessários às plantas e condiciona o solo, são necessários grandes volumes de água para a irrigação agrícola, o que faz com que o reuso agrícola surja como uma boa alternativa para a produção de alimentos.
IMPACTOS DO REUSO DE ÁGUA
A irrigação vem sendo praticada em todas as partes do mundo por vários milênios, mas foi dada a sua importância somente no século passado sobre a qualidade da água.
Impactando no crescimento direto da planta e no rendimento do cultivo, dependendo das condições climáticas locais, das características físicas e químicas do solo, da tolerância da cultura escolhida, das práticas agronômicas e do método de irrigação.
A
...