Aleitamento Materno
Trabalho Escolar: Aleitamento Materno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gasl • 7/10/2014 • 717 Palavras (3 Páginas) • 655 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO PARA O BEBÊ E PARA A MÃE.
Os benefícios da amamentação, tanto para o bebê quanto para a mulher, já estão comprovados. A composição nutricional do leite materno torna este alimento ideal para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência do bebê e diminui o índice de mortalidade e morbidade por doenças infecciosas dentre outras vantagens infantil (REA, 2004).
Os benefícios para a mulher que amamenta incluem retorno ao peso pré-gestacional mais precocemente e o menor sangramento uterino pós-parto, consequentemente, menos anemia, devido à involução uterina mais rápida provocada pela maior liberação de ocitocina, que é estimulada pela sucção precoce do bebê. Alguns estudos investigam ainda a comprovação da diminuição de risco de câncer, principalmente de mama (FRAGOSO & FORTES, 2011).
A amamentação, além de exercer um efeito protetor contra doenças no início da vida do lactente, reduz também o risco de doenças crônicas, como as autoimunes, celíaca, de Crohn, colite ulcerativa, linfoma, diabetes e alergia alimentar, entre outras. No entanto, sabe-se que a lactação oferece vantagens não só ao bebê, mas também à mãe, à família e ao Estado (REA, 2004).
O mesmo autor continua comentando com relação aos benefícios do aleitamento materno para a nutriz, sabe-se que a prática parece reduzir alguns tipos de fraturas ósseas, câncer de mama e de ovários, além de diminuir o risco de morte por artrite reumatoide. No que se referem à família, as vantagens da amamentação estão relacionadas com o custo, a praticidade e o estímulo ao vínculo do binômio mãe-filho.
Ressalta-se que principalmente nos países em desenvolvimento é de suma importância que a orientação sobre a alimentação do lactente seja adequada à sua condição socioeconômica, de modo a informar os benefícios da lactação, como iniciar a alimentação complementar, como escolher os alimentos de acordo com os recursos disponíveis e com as necessidades da criança (MARQUES et al.,2008).
O mesmo autor comenta que para o Estado, a principal vantagem do aleitamento materno é seu baixo custo, comparado com a alimentação da criança com fórmulas infantis ou com outros tipos de leite. Para o Estado, a principal vantagem do aleitamento materno é seu baixo custo, comparado com a alimentação da criança com fórmulas infantis ou com outros tipos de leite (FRAGOSO & FORTES, 2011).
Por todos esses fatores, a lactação é considerada uma prática fundamental para promoção, proteção e apoio à saúde de crianças, sendo esta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, às crianças durante os primeiros seis meses de vida de modo exclusivo. Depois dos seis meses até os dois anos de idade, a criança deve receber o leite materno juntamente com alimentação complementar (FRAGOSO & FORTES, 2011).
A INFLUÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NO MEIO AMBIENTE.
A espécie humana está geneticamente programada para receber os benefícios do leite humano e do ato de amamentar no início da vida. No entanto a amamentação sofre influências socioculturais e por isso deixou de ser praticada universalmente a partir do século XX (MARQUES et al.,2009).
A adesão a esta prática foi com o passar dos tempos,
...