TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar Como Podem Ser Preparados Os Materiais De Laboratório

Trabalho Escolar: Analisar Como Podem Ser Preparados Os Materiais De Laboratório. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Num laboratório de microbiologia estuda-se os microorganismos, sabemos que o mesmo tem grande capacidade de crescimento , sobrevivência, de localização (em vidrarias, no ar, etc.) , devido a este fato sabemos de um isolamento de crescimento deste “contaminantes” que de fato podem prejudicar os estudos de analise microbiológica, um fator importante para um bom trabalho em laboratório deve-se levar em conta a limpeza do material utilizado e as condições (equipamento) para prevenção deste crescimento microbiano indesejável constatando a importância do conceito de assepsia.

Objetivo: Analisar como podem ser preparados os materiais de laboratório para utilização prática.

Procedimentos aprendidos em aula prática:

Entende-se por assepsia todas as condições, gestos e atitudes tendentes a manterem o estado de ausência de microrganismos contaminantes no meio em que atua. Quando este meio for isento do mesmo chamamos de meio asséptico.A assepsia dividi-se em três modalidades: esterilização, desinfecção e desinfestação.

Esterilização: é processo de destruição de todas as formas de vida microbiana (bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes físicos (calor) e ou químicos (soluções esterilizantes). Ex: Autoclave.

Desinfecção: é o processo de eliminação parcial do microorganismo (impedir crescimento) com distribuição de estruturas vegetativa, porem não é capaz de eliminar esporos, geralmente utiliza um material em contato com produto químico para matar ou inativar a parte reprodutiva contaminante (geralmente inativar). Ex: limpeza de vidrarias utilizando produto químico.

Desinfestação: é o processo de eliminação parcial do microorganismo contaminante de e/ou suas estruturas de uma superfície química, limpeza superficial “faxina”. Ex: limpeza do ambiente.

Assepsia de materiais: limpeza do ambiente, autoclave, limpeza e preparo de vidraria e metais e flambagem.

Capela Fluxo Laminar – limpar, fazer desinfestação com hipoclorito em seguida passar um pano com álcool 70% (álcool fica fixo no local por um tempo possibilitando uma desinfestação correta) e deixar a capela ligada por 10 minutos.

Autoclave – tem que estar regulada á 1200C – 15 atm – 30 minutos, pode ser esterilizado na autoclave: meio de cultura líquido, placas contaminadas, erlenmeyers, água, entre outros. Através da esterilização, do calor e da pressão, podemos dizer que são suficientes para degradar completamente a célula inclusive o esporo que é a estrutura de resistência, por exemplo, da bactéria.

Estufa Esterilização (Fornos de Pasteur) - Esteriliza a seco toda vidraria convenientemente acondicionada, degrada a como autoclave mais demora mais tempo para esterilização 12 horas á temperatura de 150 a 170o C.

Placa de Petri – Facilita o isolamento de microrganismos devido à grande superfície de crescimento que apresenta, possibilitando o aparecimento de colônias separadas. Temos que fazer a esterilização da placa de petri pegar um papel comum para embrulhar (cuidado se utilizar papel rascunho não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com