Anatomia
Trabalho Universitário: Anatomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonyvet • 12/3/2015 • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 2.869 Visualizações
¬¬¬
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
BIOQUÍMICA APLICADA
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
APS - METABOLISMO
Aluno: _Muller Borges Silva_____________________________________________________________
Data: __19/05/2014_________
Estrutura de carboidratos e lipídios
1. Caracterizar estruturalmente os ácidos graxos mais comuns na natureza.
Ácidos graxos podem ser caracterizados quimicamente por conterem um ácido carboxílico ligado a uma "cauda" de hidrocarboneto que varia em tamanho e saturação. Na natureza, os ácidos palmítico e esteárico (16 e 18 carbonos respectivamente) são os ácidos graxos saturados mais abundantes. Do ponto de vista energético, o ácido graxo é um excelente "reservatório" de energia.Os ácidos graxos cumprem diversas funções: são precursores de outros lipídios, como os eicosanóides, e fazem parte da constituição de lipídios estruturais, como os fosfolípidos. Além disso, a sua oxidação a CO2 e H2O liberta uma grande quantidade de energia metabólica.
2. Correlacionar a consistência das gorduras animais e óleos vegetais com a estrutura dos ácidos graxos componentes destas substâncias.
As gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados e são geralmente sólidos à temperatura ambiente. Já, os óleos de origem vegetal são ricos em ácidos graxos insaturados e são geralmente líquidos à temperatura ambiente.
3. Definir glicerofosfolipídio e esfingolipídio.
Glicerofosfolipídios é um tipo de fosfolipídio de membrana formado glicerol, 2 ácidos graxos e um outro grupo. Os esfingolipídios são lipídios de membrana que possuem um grupo esfingosina.
4. Citar as funções do colesterol.
É o precursor para a síntese da vitamina D e de vários hormônios esteroides (o que inclui hormônios sexuais progesterona, testosterona e derivados).
5. Indicar a porção hidrofílica e a porção hidrofóbica dos diferentes tipos de lipídios anfipáticos.
Molécula anfipática: são aquelas que apresentam características hidrofílicas (Polar) e hidrofóbicas( Apolar), sendo característica básica das estruturas celulares (moléculas fosfolipídicas das membranas).
6. Caracterizar as classes principais de lipoproteínas plasmáticas, indicando a sua função.
As lipoproteínas são partículas esféricas constituídas de centenas de moléculas de lipídeos e proteínas. São menores do que os eritrócitos e visíveis apenas à microscopia eletrônica. Os principais lipídeos das lipoproteínas incluem o colesterol, TAG e fosfolipídeos. Os TAG e a forma esterificada do colesterol (ésteres de colesterol) são lipídeos apolares que formam o núcleo das lipoproteínas. Os fosfolipídeos e uma pequena quantidade de colesterol livre, que são anfipáticos, recobrem a superfície das partículas, onde atuam como interface entre o plasma e os componentes do núcleo
Glicólise, formação de acetil-CoA e Ciclo de Krebs
1. Quais os passos irreversíveis que aparecem na glicolise?
Fosforilação da glicose: neste passo inicial, a glicose é ativada para as reações subsequentes pela sua fosforilação em C-6 para liberar a glicose-6-fosfato; o doador do fosfato é o ATP. Esta reação é irreversível sob as condições intracelulares e é catalisada pela enzima hexoquinase.
Fosforilação da frutose-6-fosfato: a enzima fosfofrutoquinase-1 catalisa a transferência de um grupo fosfato do ATP para a frutose-6-fosfato para liberar a frutose-1,6-difosfato, sendo essa uma reação irreversível a nível celular.
Clivagem da frutose-1,6-difosfato em duas trioses: a enzima frutose-1,6-biofosfato aldolase, catalisa a condensação reversível de grupos aldol. A frutose-1,6-difosfato é quebrada para liberar duas trioses fosfato diferentes, o gliceraldeído-3-fosfato, uma aldose e a dihidroxiacetona fosfato, uma cetose.
2. Quantas moléculas de piruvato se formam a partir de uma molécula de glicose?
Se formam duas moléculas de piruvato.
3. Que hexose dá origem a trioses?
A Frutose.
4. Identificar na glicolise as reações catalisadas pelas seguintes enzimas:
a) quinase
b) mutase
c) isomerase : Isomerases: Catalisam reações de interconversão entre isômeros ópticos ou geométricos. As Epimerases são exemplos
d) aldolase
e) desidrogenase
5. Considerando o número de moléculas de ATP consumidas e formadas, estabelecer o saldo final de ATP (balanço energético) na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica.
Considerando as etapas de preparação e de pagamento teremos o saldo final de 2 ATPs. A oxidação completa da glicose resulta no saldo final de ATP de 30 ou 32 dependendo da lançadeira.
6.
...