Anatomia Da Mama
Exames: Anatomia Da Mama. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gaby2812 • 12/3/2015 • 307 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
As mamas adultas são órgãos pares, estando localizadas entre a segunda e a sexta costela no eixo vertical e entre a borda do esterno e a linha auxiliar média no eixo horizontal, sobre o músculo grande peitoral.
Eles são constituídos por três tipos de tecido: o tecido adiposo, tecidos conectivos e glândulas mamárias, que produzem o leite que é conduzido através de ductos aos mamilos. As glândulas mamárias se distribuem por todo o seio, ainda que dois terços do tecido glandular se encontram nos 30 mm mais próximos da base do mamilo. O resto das mamas é composto por tecido conjuntivo (colágeno e elastina),tecido adiposo (gordura) e uma aponeurose chamada ligamento de Cooper. A proporção de glândula e tecido adiposo parte de 1:1 em mulheres não-lactantes, até 2:1 em mulheres lactantes.
Microscopicamente podem ser identificados os lóbulos, o sistema ductal, o estroma, os ligamentos de Cooper e a membrana basal do sistema ductal.
Cada mama possui de 15 a 20 lobos mamários independentes, separados por tecido fibrosos. Estes lobos são as unidades de funcionamento formadas por um conjunto de lóbulos que se ligam à papila por meio de um ducto lactífero. Os lóbulos são compostos por um conjunto de ácinos que são a porção terminal da ‘árvore’ mamária, onde estão as células secretoras produtoras de leite. Cada lobo tem a sua via de drenagem, que converge para a papila, por meio do sistema ductal. O sistema ductal compõe-se de ductos lactíferos responsáveis por conduzir o leite até a papila, exteriorizando-o por meio do orifício ductal. A papila mamária é uma protuberância composta de fibras musculares elásticas onde desembocam os ductos lactíferos.
Por fim temos os ligamentos de Cooper, expansões fibrosas que se projetam na glândula mamária, subdividindo o parênquima em 15 a 20 lobos. Estes ligamentos conferem mobilidade e sustentação à mama, retraindo de forma característica quando há uma contração patológica.
...