Anatomia Do útero Da fêmea Equina
Artigo: Anatomia Do útero Da fêmea Equina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ana_Lima • 23/5/2014 • 214 Palavras (1 Páginas) • 638 Visualizações
Útero
No Útero podem ser encontrados dois cornos divergentes. Esse cornos tem cerca de 25 cm de comprimento, situam-se totalmente dentro do abdome e divergem agudamente cada um para cada lado. Ficando suspenso do teto abdominal pelos ligamentos largos, cujas suas extensões variam de modo com que a suas extremidades estão mais firmemente e fixas que sua parte intermediaria .Os cornos costumam a ficar comprimidos contra o teto do abdome pela massa intestinal. O útero tem um corpo mais curto (aproximadamente 20 cm) que cornos que se encontra em parte dentro do abdome e em parte dentro da pelve.Essa relações pode variar pois ela sempre incluem a parte terminal do colón descendente do teto no sentido dorsal a bexiga e diversas partes do intestino no sentido ventral.
A cérvix e mais curta (cerca de 6 cm). Embora sua posição e sua extensão não sejam distinguíveis com facilidade as inspeções visuais são imediatamente relevadas à palpação, já que a cérvix possui uma consistência um pouco mais firme. Sua parte caudal projeta para dentro da vagina onde esta circundada por um espaço anular, de profundidade mais ou menos uniforme. Esta parte intravarginal, tem uma aparência lobada, originada pela extensão através do óstio externo e das pregas mucosas que revestem o canal cervical.
...