Artrite Rematoide
Ensaios: Artrite Rematoide. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mari2389 • 17/9/2013 • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 783 Visualizações
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Significados da administração. In: MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2006. Cap. 1, p. 3-16. Administração é antes de tudo alcançar resultados com os meios de que se dispõe. Para isso é preciso ter uma análise crítica de todos os processos da empresa, interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir os objetivos da melhor maneira possível.
A administração é uma arte, e toda arte depende de habilidades. As habilidades podem ser adquiridas por meio de experiência e estudo. Todo administrador precisa ter três habilidades humanas necessárias para administrar com sucesso. Robert L. Katz classificou-as em três grandes habilidades: Habilidade Técnica, Humana e Conceitual.
Segundo Chiavenato habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.
Segundo Chiavenato habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.
Segundo Chiavenato habilidade conceitual “[...]consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.”
Para ser plenamente capaz de administrar uma organização, o administrador deve ter algumas competências que são essenciais:
• Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a dependência mútua de outras funções;
• Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informações, e mantendo sua liderança;
• Ser pró-ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da organização;
• Ser comunicativo, negociador e mantenedor de relações de natureza profissional e interpessoal.
A Teoria da Administração surgiu no século passado. Frederick W. Taylor (1856-1915) foi o fundador da moderna TGA, para acabar com o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da engenharia industrial. Ele provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial na época.
Antigamente os operários tinham seu próprio método de trabalho, baseados em experiências pessoais anteriores. Com o método Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. Ele chamou esse trabalho de estudo sistemático e científico do tempo. Dentre os princípios que Taylor defendeu e destacou, encontram-se:
• Seleção científica do trabalhador (tarefas mais comparáveis com sua aptidão);
• Tempo-padrão (trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa);
• Plano de incentivo salarial (remuneração proporcional ao número de peças produzidas);
• Trabalho em conjunto (interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados);
• Gerentes planejam, operários executam;
• Divisão do trabalho;
• Ênfase na eficiência (uma única maneira certa de executar uma tarefa (tempos e movimentos).
Os estudos de Taylor influenciaram outros autores, como:
Henry Ford, um dos responsáveis pelo avanço empresarial das organizações, lançou alguns princípios que agilizaram a produção, diminuindo custos e tempo de fabricação, que foram: Integração vertical e horizontal; padronização da linha de montagem e do equipamento utilizado; economicidade-redução dos estoques e agilização da produção.
Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica. Em 1916, Fayol publicou o livro “Administração Geral e industrial”, divulgando
...