Aspectos Motivacionais
Trabalho Escolar: Aspectos Motivacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaiza20 • 17/9/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 468 Visualizações
A personalidade é um padrão único e estável de características psicológicas de um indivíduo que se revela da integração deste com o meio ambiente e caracteriza sua maneira de agir, pensar, sentir e ser.
O indivíduo se comporta de determinada maneira como resultado da integração das características de sua personalidade com o ambiente externo.
Essas características segundo podem ser: pró-ativo (busca objetivos); social (se mantém em grupos de sua identidade); individual (pois tem diferentes características); observador (percebe a situação, seleciona e avalia) e ativo (pensa e faz sua escolha, age).
Com os objetivos de retratar uma análise do comportamento de um grupo, em nível estratégico, assim como enfatizar o estudo observacional, neste trabalho buscou-se responder à pergunta de como a gestão do comportamento organizacional pode contribuir com o aprimoramento das políticas, práticas e instrumentos de gestão de pessoas nas organizações. Os pressupostos teóricos aqui adotados reforçam o discurso evidenciado pelos gestores de que o comportamento organizacional tende a mudar quando os membros da organização podem ser percebidos como organismos dignos de confiança, que trazem forças e fragilidades dentro de si e têm necessidades e desejos por serem atendidos, dentre os quais o desejo de seremprodutivos e a necessidade de serem reconhecidos. A grande dificuldade para que os processos humanos sejam encaminhados para mudança foi observada no discurso. No exercício do papel, o grupo muitas vezes demonstrou o conflitocom os valores e as crenças do indivíduo. Eles também admitiram que para o comportamento ético poder ser exigido, seus objetivos precisavam estar focados no entendimento acerca dos valores organizacionais.
Visando responder à questão de pesquisa, no primeiro instante, a observação voltou-se para o objeto de preferência ou escolha do grupo. Em seguida, para a sua orientação seletiva do problema. Por último, para a revelação das atitudes e o compartilhamento dos valores naorganização. Os resultados apontaram para a revelação dos gestores de que os comportamentos defensivos observados no cotidiano da organização eram originados de comportamentos reativos ou protecionistas oriundos das disfunções no próprio contexto. As limitações do método utilizado não invalidam os resultados, até mesmo porque o caráter exploratório pode vir a subsidiar outras pesquisas. Dessa forma, estudos investigando as contribuições para o processo de mudança de comportamento e atitude e envolvendo outras organizações do setor industrial petroquímico e
...