Associação de hidroterapia ou terapêutica
Tese: Associação de hidroterapia ou terapêutica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thawosch • 3/11/2014 • Tese • 324 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
A Hidroterapia ou Piscina Terapêutica é um recurso fisioterápico realizado exclusivamente pelo profissional desta área, de forma individual ou em grupo, em piscina coberta e aquecida com temperatura entre 32 a 34°C. Tem a finalidade de tratar e reabilitar pacientes reumatológicos, ortopédicos, neurológicos, pneumopatas a com doenças neuromusculares. Poucas são suas contra-indicações, entre elas, infecções de pele, infecções em geral, tímpano perfurado, incontinência fecal e urinária, eplepsia e pacientes com traumas em relação à água.
Na hidroterapia o terapeuta utiliza-se de técnicas com exercícios específicos tais como: exercícios isométricos e isotônicos, alongamentos e relaxamentos, obtendo assim um melhor rendimento dos benefícios dos exercícios, que promovem alterações fisiológicas nos pacientes. Os métodos terapêuticos mais usados são: o Halliwick, o Bad Ragaz e o Watsu, mas ainda existem outros métodos menos conhecidos, porém não menos importantes como: Waterdance, Jahara Technique, Healing Dance, etc.
O corpo pode ser tratado como um todo dentro da água o que facilita a abordagem de pacientes com dores generalizadas, mas a doença para qual é prescrita a hidroterapia sempre determina o método que deverá ser aplicado.
As vantagens da hidroterapia são:
seta Alívio da dor
seta Redução de edema
seta Fortalecimento muscular
seta Normalização do tônus muscular
seta Relaxamento e alívio do stress
seta Melhora da amplitude de movimento (ADM)
seta Diminuição do peso corporal quando imerso
(devido ao empuxo que facilita manuseios, transferências e a marcha na água)
seta Melhora do equilíbrio (estático e dinâmico)
seta Estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva
seta Condicionamento cardio-respiratório
seta Melhora da auto-estima e
seta Melhora da independência funcional do paciente
Deve-se sempre lembrar que é frequentemente importante associar a hidroterapia com exercícios em solo visando assim a reabilitação completa do paciente no meio em que este vive.
Dicas:
O paciente deverá:
seta Usar maiô, sunga ou bermuda
seta Toca de cabelo
seta Se possível vir com a roupa de banho por baixo da roupa convencional
seta Evitar alimentos muito pesados próximo ao horário da sessão
seta Acompanhante caso o paciente necessite de ajuda durante a higiene pessoal
seta Antes de entrar na piscina não usar cremes para o corpo e cabelo, filtro solar, pomadas, óleos, talco; para segurança do paciente durante a manipulação do terapeuta
...