Atividades De Biologia
Artigos Científicos: Atividades De Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lauracpaulatti • 18/2/2015 • 370 Palavras (2 Páginas) • 2.616 Visualizações
(ENEM) Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, entre elas, a criação de vertebrados em cativeiro. Com esse objetivo, a iniciativa mais adequada, entre as alternativas abaixo, seria criar:
(A)
machos de umas espécies e fêmeas de outras, para possibilitar o acasalamento entre elas e o surgimento de novas espécies.
(B)
muitos indivíduos da espécie mais representativa, de forma a manter a identidade e a diversidade do ecossistema.
(C)
muitos indivíduos de uma única espécie, para garantir uma população geneticamente heterogênea e mais resistente.
(D)
um número suficiente de indivíduos, do maior número de espécies, que garanta a diversidade genética de cada uma delas.
(E)
vários indivíduos de poucas espécies, de modo a garantir, para cada espécie, uma população geneticamente homogênea.
(FUVEST – SP) Diversas espécies de seres vivos se reproduzem assexuadamente quando o ambiente é favorável e estável. Quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis, esses organismos passam a se reproduzir sexuadamente. Justifique a importância da mudança do tipo de reprodução na sobrevivência dessas espécies:
(ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
(PUC-Rio – RJ) Espécies que realizam normalmente a reprodução assexuada tendem, quando sob stress ambiental, a fazer reprodução sexuada. Indique a opção que apresenta a vantagem para essa mudança de comportamento:
(UFMG) Dois estudantes, nadando numa lagoa, observaram alguns organismos na água e estabeleceram o seguinte diálogo:
– Olha os girinos, filhotes de sapo.
– Não são girinos, são alevinos.
– Mas... O que são alevinos?
– São filhotes de peixe, animais dioicos.
Com base nesse diálogo e em seus conhecimentos biológicos, é incorreto afirmar que:
[...] as fêmeas dos tatus da família Dasypodidae, nas quais o retardamento da implantação do embrião é uma característica constitucional, sempre dão origem, em cada ninhada, de 4 a 6 pares de gêmeos do mesmo sexo [...]. A popularidade dessa observação foi, inclusive, registrada pelo grande zoólogo brasileiro Rodolfo von Ihering (1953), ao recolher a seguinte quadra originária do Rio Grande do Sul:
O tatu mais a mulita
É a lei da sua criação:
sendo macho não pode ter irmã,
quando fêmea não pode ter irmão.
BEIGUELMAN,
...