Atps De Química - Vidrarias E Segurança Em Laboratório
Trabalho Escolar: Atps De Química - Vidrarias E Segurança Em Laboratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: engennharia2019 • 7/10/2014 • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 388 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHAGUERA DE NITERÓI
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ATPS DE QUÍMICA
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA, VIDRARIAS
NITERÓI, 22, DE SETEMBRO DE 2014
1 INTRODUÇÃO
Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. É importante manusear corretamente as substâncias químicas e equipamentos com os quais se vai trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais. Neste contexto, é necessário saber os procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes. A segurança é um direito e uma obrigação individual.
2 ALGUMAS REGRAS BÁSICAS
Estar consciente do que estiver fazendo, ser disciplinado e responsável;
O acesso ao laboratório é restrito quando experimentos estão em andamento;
Respeitar as advertências do professor sobre perigos e riscos;
Não é permitido beber, comer , fumar ou aplicar cosméticos dentro do laboratório;
Tomar os devidos cuidados com os cabelos, mantendo-os presos;
Guardar casacos, pastas e bolsas, nas áreas indicadas, e não na bancada onde podem ser danificados pelos produtos químicos;
Trabalhar em local bem ventilado e bem iluminado, livre de obstáculos ao redor dos equipamentos;
Manusear as substâncias químicas com o máximo cuidado;
Antes de iniciar as tarefas diárias, certifique-se de que haja água nas torneiras;
Sempre usar material adequado e seguir o roteiro de aula prática fornecido pelo professor, nunca fazer improvisações ou alterar a metodologia proposta;
Ao derramar qualquer substância, providenciar a limpeza imediatamente, utilizando material próprio para tal;
Não jogar nenhum material sólido ou líquido dentro da pia ou rede de esgoto comum;
Não trabalhar com produtos químicos sem identificação, ou seja, sem rótulo;
3 SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
3.1 O QUE É SEGURANÇA
O termo segurança abrange variadíssimas acepções. Em linhas gerais, pode-se afirmar que este conceito, que deriva do latim securĭtas, refere-se à qualidade daquilo que é seguro, ou seja, àquilo que está ao abrigo de quaisquer perigos, danos ou riscos. Quando se diz que algo é seguro, significa que é algo certo, firme/estável e indubitável. Portanto a Segurança é uma certeza.
3.1.1 SEGURANÇA INDIVIDUAL (EPI)
São todos dispositivos de uso individual, destinados a proteger a integridade física dos trabalhadores, por exemplo:
Avental ou roupas de proteção
Luvas
Proteção facial/ ocular
Proteção respiratória
3.1.2 SEGURANÇA COLETIVA
3.1.2.1 EXTINTOR DE INCÊNDIO
Extintor de incêndio é um equipamento de segurança fabricado com dispositivo que possibilita a aplicação do agente extintor sobre os focos de incêndio. Destinam-se ao combate imediato de pequenos focos de incêndio, pois, acondicionam pequenos volumes de agentes extintores para manterem a condição fácil de transporte e uso. O êxito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores, além da correta aplicação em função da classe do fogo:
Uma distribuição adequada dos extintores pela área
Manutenção adequada e eficiente
Pessoal habilitado para manejá-los.
Observe abaixo uma Tabela onde mostra os tipos de Extintores e sua Utilização:
4 CORES DE TUBULAÇÕES
4.1 NR 26 - Sinalização de Segurança (126-000-6)
26.1 Cor na segurança do trabalho.
26.1.1 Esta Norma Regulamentadora-NR tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
26.1.2 Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. (126.001-4/I2)
26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
26.1.4 O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
5 VIDRARIAS
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
5.1 TIPOS DE VIDRARIA E PARA QUE SERVEM
BÉQUER: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver
...