Atps órfão respiratório enteral
Trabalho acadêmico: Atps órfão respiratório enteral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cinyh • 29/9/2014 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
1.1 REOVÍRUS
1.1.1 ETIOLOGIA
O reovírus pertence à família Reoviridae. Onde o REO quer dizer Respiratory Enteric Orphan. Trata-se de um RNA vírus não envelopado. Não possui atividade hemaglutinante ou hemabsorção (Taylor et al, 1966).
São resistentes ao calor (60ºC pelo período de 8 a 10 horas). Também são resistentes ao pH 3; peróxido de hidrogênio quando incubado por uma hora a temperatura ambiente; lisoforme a 2%; formalina a 3%, entre outros. O reovírus é inativado por etanol a 70% (Jackson e Muldoon, 1973) e iodo orgânico a 0,5% (Taylor et al, 1966).
Para o isolamento do reovírus deve ser preferida a cultura primaria de fígado de embriões (Guneratne et. al 1982).
1.1.2 TRANSMISSÃO
A transmissão horizontal ocorre entre as aves de forma direta ou indireta. Existem consideráveis diferenças entre à habilidade de disseminação, que pode ser mensurada por AGP ou virusneutralização (Sahu e Olson, 1975).
A artrite viral pode ser reproduzida por inoculação oral ou nasal em aves de um dia de idade, verificando atividade viral no intestino no período de uma semana após a infecção. A maioria das aves está livre dos vírus entre três e quatro semanas da infecção. Entretanto, Jones e Onunko (1978) isolaram o vírus de swabs de cloaca após 13 – 14 semanas da infecção.
A transmissão vertical foi descrita pela primeira vez por Menendez et al (1975). Quando da inoculação oral, traqueal e nasal de matrizes com 15 meses de idade, o vírus foi detectado em órgãos reprodutivos. A taxa de transmissão via vertical foi baixa, quatro em 266 ovos (1,7%).
Segundo Olson e Solomon (1968) o período de incubação quando da inoculação em aves com duas semanas de idade varia de um dia (punção plantar), 11 dias (intramuscular ou intravenosa) e até 13 semanas (contato).
1.1.3 MANIFESTAÇÃO CLINICA
- A artrite se manifesta pela infecção da articulação tarsocrural com inchaço e edema das bainhas dos tendões.
Esta doença afeta principalmente frangos de corte com aproximadamente quatro a oito semanas de idade.
A morbidade é variável e a mortalidade é de 1 a 2%, apesar de chegar até 10% em alguns casos.
Em matriz pesada atinge principalmente a articulação tibiotarso-tarsometatarso, tendão do gastrocnêmico e flexor digital. Os machos são acometidos entre 12 e 16 semanas de idade.
A artrite pode causar claudicação, imobilização da articulação e redução no desempenho (devido à dificuldade da chegada ao comedouro).
A inflamação causada pela artrite força as aves a tentar se movimentar e apoiar no tarso a sua força, impedindo assim a locomoção, fazendo com que as aves “percam as pernas”.
- A síndrome da má absorção (SMA) se caracteriza pela lentidão no crescimento, baixa taxa de conversão da ração e problemas relacionados aos ossos, a partir das duas semanas de idade.
A refugagem inicial é considerada quando a mortalidade na primeira semana superar 1,5% em frango de corte, com observação de passagem de ração, um sintoma
...