Atuação dos neutrotransmissores na depressão
Artigo: Atuação dos neutrotransmissores na depressão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nikelma • 27/11/2014 • Artigo • 534 Palavras (3 Páginas) • 595 Visualizações
ATUAÇÃO DOS NEUTROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO
Rosângela Vieira de Andrade; Aderbal Ferreira da Silva; Frederico Neiva Moreira; Helisbetânia Paulo Souza Santos; Heloiza Ferreira Dantas; Iramiz Fereira de Almeida; Leandra de Paula Brito Lobo & Mirian Argolo Nascimento
O Sistema nervoso é composto por células conhecidas como neurônios, estas são responsáveis por transmitir impulsos nervosos a partir de um comando proveniente de qualquer parte do corpo. O neurônio pode transmitir tanto estímulos exitatórios como inibitórios e apenas um neurônio pode enviar impulsos nervosos a vários outros. Estes impulsos nervosos geram as respostas do corpo, como pensamentos e ações. A transmissão de estímulos entre neurônios é conhecida como Sinapse, sendo que para essa transmissão acontecer são necessárias substâncias químicas sintetizadas e liberadas pelos neurônios que estimulam ou inibem o próximo neurônio, sendo estas conhecidas como neurotransmissores.
Os neurotransmissores estão em estoque em bolsas chamadas vesículas neuronais, sendo que sempre que um neurotransmissor é liberado são sintetizadas novas moléculas para preencher aquela vesícula até a necessidade de uma próxima liberação deste neurotransmissor.
Neurônio é a célula nervosa que,juntamente com as células da neurologia,forma o tecido nervoso,possuem a capacidade de responder aos estímulos do meio,como a luz e o calor,por exemplo;através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre a superfícies interna e externa de sua membrana plasmática,se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.
O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto no cérebro quanto do sistema nervoso.
É Formado por um corpo celular denominado pericárdio,de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio; dentritos,prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente,células epiteliais sensoriais e outros neurônios; e axônio,um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células,como as musculares,glandulares ou mesmo outros neurônios.
O número,o comprimento e o modo de ramificação dos prolongamentos do pericárdio são a base morfológica para a classificação dos neurônios em multipolares,bipolares ou pseudo-unipolares.
São conhecidos como os principais neurotransmissores a Acetilcolina que é o neurotransmissor em maior quantidade no corpo e é envolvida dentre outras coisas em tônus muscular, memória e emoções. A Endorfina conhecida como o neurotransmissor que atua como calmante natural e no alívio da dor, além de ser responsável pelo sentimento de êxtase. A Dopamina tem uma ação inibitória e dependendo onde atua tem papéis distintos sendo que por ser essencial em movimentos suaves e controlados sua falta pode gerar doenças relacionadas a isto, como a doença de Parkinson. A Noradrenalina é definida como precursora da Adrenalina e age na boa memória e nos faz ficar alerta. E por último a Serotonina que tem como principais efeitos a excitação de órgãos e constrição de vasos sanguíneos, além de controlar o sono.
A depressão é caracterizada por um estado contínuo de desânimo, tristeza, autoflagelamento e falta de energia para atividades simples causado por uma deficiência
...