Autoclave
Tese: Autoclave. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielcaraciolo • 21/4/2014 • Tese • 748 Palavras (3 Páginas) • 463 Visualizações
AUTOCLAVE
O calor úmido oferecido pela autoclave é um meio efetivo para esterilização e vem conquistando o mercado brasileiro, principalmente pelo menor tempo gasto no ciclo de esterilização. Existem autoclaves totalmente automáticas de pequeno tamanho e que realizam a esterilização em apenas 03 minutos, numa temperatura de 134ºC, com 02 atmosferas de pressão. Desta forma, somando-se o tempo de aquecimento e esfriamento, o ciclo de esterilização se completa em cerca de 09 minutos. GUANDALINI (1997) ressalta ainda que não basta ter um bom equipamento, é necessária manutenção periódica e controle com testes biológicos realizados semanalmente.COTTONE (1991) confirma que os procedimentos devem ter uma duração relativamente curta, de modo que haja tempo hábil entre um e outro uso, permitindo um ciclo completo de esterilização.
RECOMENDAÇÕES:
- obediência à indicação do fabricante com manutenção preventiva, no mínimo semanal.
- conhecimento e pratica da distribuição dos pacotes em relação à posição dos mesmos e ao tipo de material submetido ao processo; Disponha os pacotes paralelamente uns aos outros, com espaços de pelo menos um centímetro, entre um e outro. Este cuidado favorece a circulação de vapor e facilita a secagem.
- para invólucros o uso de tecido de algodão cru, embalagem de papel crepado ou de papel grau cirúrgico.
- a monitorização deve ser realizada por testes biológicos semanais.
- identificação visual dos pacotes com fita termossensível, para assegurar que o pacote passou pelo calor.
- registro de controles de pressão interna e externa das câmaras, da pressão negativa e temperaturas a cada ciclo de esterilização.
- As pontas de alta rotação são focos potenciais de contaminação, por este motivo, os pesquisadores sugerem que ao adquirir novas peças de mão, dar preferência às pontas autoclaváveis, por acreditarem que em pouco tempo será exigida uma ponta autoclavável para cada cliente atendido.
-Para a realização da esterilização de peças de mão é necessário o uso de calor úmido, oferecido pelas autoclaves.
• Gaze e algodão devem ser embalados em porções individuais para cada paciente.
• Campos, capotes e tecidos em geral deverão ser embalados individualmente.
• Materiais pequenos e/ou leves como cânulas, devem ser obrigatoriamente embalados.
• Brocas e limas possuem embalagens apropriadas, que as protegem no processo de esterilização. Se não houver a disponibilidade das mesmas, embale-as em pequenos vidros (vazios de penicilina devidamente limpos) de acordo com a utilização, fechadas com mechas de algodão com a abertura virada para baixo.
• As caixas e bandejas deverão ser totalmente perfuradas de modo a permitir a circulação de vapor e facilitar a secagem. Depois, embaladas com papel grau cirúrgico ou papel crepado ou compôs de algodão. A utilização de caixas não é obrigatória, porém protege o instrumental e integridade da embalagem uma vez que muitos são pérfuro-cortante.
• Se você quiser esterilizar
...