Avaliação da perda sensório-motora do pé e do tornozelo devido à neuropatia diabética
Artigo: Avaliação da perda sensório-motora do pé e do tornozelo devido à neuropatia diabética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelasimoes93 • 29/4/2014 • Artigo • 700 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Resumo: Artigo 1
Avaliação das perdas sensório-motoras do pé e tornozelo decorrentes da neuropatia diabética
A diabetes mellitus é uma doença metabólica, considerada como uma doença universal acomete população de todos os estágios e raças. Segundo dados da OMS, o Brasil é o 6° país do mundo em número de pacientes diabéticos.
A diabetes mellitus acarreta diversas complicações cônicas que tem contribuição primordial na morbidade e mortalidade dos pacientes. Entre elas estão as complicações vasculares causadoras das neuropatias diabéticas (lesão dos nervos ocasionada pela glicemia elevada). A neuropatia diabética pode levar a deficiências tróficas da pele e a alterações das estruturas osteoarticulares do pé, levando ao conhecido “pé diabético”. Os pacientes que apresentam diminuição das sensibilidades tátil e motora, fraqueza muscular e diminuição da amplitude de movimento tem maior predisposição a desenvolverem úlceras nos pés.
Essas reduções funcionais musculoesqueléticas e sensoriais tem contribuição primordial na diminuição da qualidade de vida e para o surgimento de úlceras plantares, isso implica internações hospitalares, que poderiam ser evitadas com um bom programa preventivo. A prevenção é um dos principais meios que podem evitar grandes complicações, como por exemplo, amputações (Sacoo ICN et al, jan./fev. 2007)
Resumo: Artigo 2
Prevenção primaria em Diabetes mellitus.
A diabetes mellitus (DM) uma doença crônica não transmissível tem grande relevância para a saúde publica e a sociedade. No Brasil, já foram registrados cerca 12,4 milhões de pessoas são acometidas por DM.
Procuramos tentar intervir de método barato e satisfatório, com a prevenção primaria oferecendo a população a educação e informação sobre a doença. A população contendo a aquisição de conhecimentos sobre o DM poderá criar novos conceitos que possam levar mudança nos seus hábitos de vida. Podendo ser descrita como "tomar iniciativa" e "assumir responsabilidade", por parte do indivíduo, tendo em vista um entendimento que o induz a favorecer um controle metabólico e aumentando sua qualidade de vida, também envolvendo a prevenção para diversas outras patologias
A participação dos profissionais de saúde favoreceu o conhecimento das competências necessárias para a organização e planejamento das práticas educativas para usuários com DM. Tendo em vista uma equipe multidisciplinar; tais que atuavam nas áreas de enfermagem, nutrição, fisioterapia, medicina e farmácia.
Todos tendo que estar preparados, treinados, ter conhecimento, para passar uma informação correta, a capacidade de motivar, tanto os usuários quanto os membros das equipes, assim como uma postura positiva em relação ao trabalho a ser desenvolvido. Orientações para os usuários sobre cuidados da doença, sobre alimentação, atividade física, medicamentos que fazem parte do cotidiano dele.
Resumo: Artigo 3
Prescrição de exercício para gestantes com diabetes melito gestacional: revisão de literatura.
Segundo a revisão de literatura, o diabetes melito gestacional é diagnosticada pela primeira
...