BEHAVIORISMO COMPORTAMENTO RESPONDENTE
Casos: BEHAVIORISMO COMPORTAMENTO RESPONDENTE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Urani • 5/5/2014 • 995 Palavras (4 Páginas) • 1.129 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA
Faculdade de Enfermagem
BEHAVIORISMO
COMPORTAMENTO RESPONDENTE
Trabalho De Pesquisa Da Disciplina Psicologia 1º Semestre
Taguatinga 09 de abril de 2013
Behaviorismo
Behaviorismo é um termo utilizado para definir um ramo experimental e puramente objetivo das ciências naturais. Esse termo surgiu com um artigo publicado por John B. Watson em 1913, num artigo intitulado Psicologia: como os behavioristas a veem. "Behavior" significa "comportamento".
John B. Watson defendia que o "Behavior", ou seja, o comportamento, fosse o objeto de estudo da Psicologia. Watson (1878-1958) é o autor do behaviorismo, mas com relação a abordagem comportamental ele foi o porta-voz dessa abordagem, pois antes dele dois pesquisadores já haviam defendido tal ramo como objeto da Psicologia, foram eles o americano E. L. Thorndike (1874-1949) e o russo Ivan Pavlov (1849-1936).
Para a teoria comportamentalismo ou condutismo, o sujeito deveria se tivesse as mesmas condições apresentar os mesmos comportamentos. Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia onde o comportamento é estudado em função de variáveis do meio e os estímulos levando o organismo a darem determinadas respostas , se ajustando assim ao meio.
Mas o conceito de "Behaviorismo" modificou-se e hoje já não se vê o comportamento como uma ação isolada, mas uma interação entre o ambiente (onde o "fazer" acontece) e o sujeito (aquele que "faz"), passando o "Behaviorismo" a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos).
Após Watson, o mais importante behaviorista foi B. F. Skinner, que tinha uma linha de estudo mais fundamentalista (Behaviorismo radical), contrapondo-se ao chamado “behaviorismo metodológico”
Watson desejava aplicar as técnicas e princípios da psicologia animal aos seres humanos. Este foi um dos aspectos positivo tendo como ponto principal o comportamento como fonte de dados, tendência que perde terreno para a fenomenologia e psicologia Existencial.
Contraponto o Positivismo fundado pelo francês Auguste Comte, que acreditava que só o conhecimento social, objetivamente observável, pode ter validade. Conte Acreditava que o pensamento humano se desenvolvia de três modos: o teológico, o metafísico e o científico ou positivista. Mais construtivamente Comte salientou dois tipos de estudos das funções afetivas e intelectuais. 1º determinava com precisão as condições orgânicas de que essas funções dependem; 2º observação da sequência de comportamento .
O Comportamento Respondente
O comportamento reflexo ou respondente são as ações que chamamos de não – voluntário e inclui as respostas que são realizadas por estímulos antecedentes do ambiente. Podemos citar como exemplo:
REFLEXO INCONDICIONADO
Estímulo Incondicionado > Resposta Incondicionada
Sistema Digestivo
Alimento > salivação
Alimento estragado >enjôo, náusea
Objeto no esôfago >vômito
Sistema Reprodutivo
Estimulação genital > lubrificação vaginal,
Estimulação dos mamilos > liberação de leite (em orgasmo mulheres lactantes)
ereção peniana,
Sistema Circulatório
Temperatura alta > suor, rubor
Barulho alto repentino > palidez, taquicardia
Sistema Respiratório
Irritação no nariz > espirro
Obstrução na garganta > tosse
Alergenos > ataque de asma
Sistema Muscular
Baixa temperatura > tremor
Pancadas ou queimaduras > retirada
Batida no tendão patelar > espasmo do joelho
Luz nos olhos >contração das pupilas
Estimulação nova >orientação reflexa
Reflexos Infantis
Acariciar as bochechas > virar a cabeça
Objeto toca os lábios > sugar
Alimento na boca > engolir
Objeto na mão >agarrar
Posição vertical, pés tocando o chão > caminhar
.Todos os comportamentos respondentes apresentam as seguintes características:
- Surgem involuntariamente;
- São controlados pelos eventos que o precedem, os estímulos eliciadores;
- Não são aprendidos, são universais.
Esses comportamentos reflexos ou respondentes são consequências das interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) e são incondicionadas, ou seja, nosso organismo responde independente da aprendizagem que tivemos ou do meio que vivemos.
Mas podemos criar situações
...